Foi iniciada na madrugada desta quinta-feira (02), pelos militares do 2º Batalhão em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Civil de São Gabriel da Palha, a operação “Califórnia II”, que resultou na prisão de 23 pessoas. A operação foi realizada nos municípios de São Gabriel da Palha e Vila Valério, e contou com a participação de 139 policiais, sendo 125 da Polícia Militar e 14 integrantes da Polícia Civil.
De acordo com os coordenadores da ação policial, o Comandante do 2º BPM Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, e o Delegado Chefe da 17ª Regional, Líbero Penello de Carvalho Filho, durante a operação foram operação foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 19 ordens de prisão, todos expedidos pela Justiça da Comarca de São Gabriel que resultou na apreensão de dois tabletes grandes de maconha pesando aproximadamente 1,350 gramas; 19 pedras grandes de crack; uma espingarda de dois canos; um simulacro de revólver calibre 32; munições diversas; 129 frascos de pólvora; um papelote de cocaína; duas balanças de precisão; R$ 2.695,00 em espécie; uma motocicleta; cheques; caderno de anotações do tráfico; diversos aparelhos celulares, materiais utilizados para o preparo e embalo de drogas, e outros materiais.
Durante a operação foi desarticulada uma grande quadrilha especializada no comércio de drogas ilícitas que abastece os municípios de São Gabriel, Vila Valério e adjacências.
Dentre os detidos, está um homem acusado de ser o chefe da quadrilha. L.A.R., de 27 anos, conhecido por Japonês, vinha controlando o tráfico de drogas na região. Segundo levantamentos parte da droga vendida por Japonês é proveniente da Bolívia. Ele também é acusado de envolvimento em crimes de homicídios ocorrido no ano de 2015.
Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel da Palha, onde foram realizados os flagrantes.
Para o Tenente-Coronel Aleixo, o objetivo da operação é coibir o tráfico de drogas ilícitas naqueles municípios, até porque do tráfico se desdobram outros crimes, tais como: porte/posse ilegal de armas de fogo, homicídios, furtos, roubos, dentre outros. “Com a prisão dos envolvidos foram tirados de circulação vários criminosos, o que certamente refletirá positivamente na redução dos índices de violência e criminalidade na região”.
Segundo o Comandante, o êxito da operação se deve também ao emprego dos cães farejadores do Batalhão de Missões Especiais (BME), já que dois tabletes de maconha que estavam enterrados próximo de uma casa em construção foram encontrados pelos cães.
Participaram da operação, militares do 2º, 11º e 13º Batalhão e do BME e policiais civis.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573