Governo do Estado do Espírito Santo

Perguntas Frequentes

  • Os princípios, condições e requisitos para ingresso nas carreiras da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo estão estabelecidos na Lei Complementar nº 667/12.

  • Os interessados devem acompanhar as divulgações realizadas no site da Polícia Militar do Espírito Santo, em www.pm.es.gov.br (item “concursos”) e nas redes sociais da instituição: Facebook  e Instragam.
  • Desde que o acidente tenha ocorrido em uma via estadual ou municipal e os veículos tenham condições de locomoção, a confecção do boletim de ocorrência de trânsito sem vítima deve ser realizada em qualquer um dos postos de trânsito do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória ou nas seções de trânsito dos batalhões localizados no interior. Lembre-se de ter consigo: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dados do local e dos demais veículos envolvidos.

  • Os envolvidos no acidente de trânsito sem vítima tem o prazo de até 03 (três) dias úteis para o registro.

  • Obrigatoriamente, nos acidentes de trânsito com vítima que tenham ocorrido em vias estaduais ou municipais, os envolvidos devem solicitar a presença de uma viatura para o registro do boletim no local da ocorrência. O acionamento deve ser feito por meio do telefone 190. Lembre-se de ter consigo: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dados dos demais veículos envolvidos.

  • Posto 01 - Rua Bernardino Monteiro, Parque Moscoso, Vitória / Telefone: (27) 3232-8166 / Horário de atendimento: das 7h às 19h.

    Posto 03 - Rua Projetada, nº 10, Praça do Pedágio, 3ª Ponte, Vitória / Telefone: (27) 3334-7819 / Horário de atendimento: 24h.

    Posto 04 - Rua Belmiro Teixeira pimenta, s/nº, Jardim Camburi, Vitória / Telefone: (27) 3337-1117 / Horário de atendimento: 24h. (Posto fechado temporariamente para reforma).

    Posto 10 - Rodovia ES 010, Km 8,6, Manguinhos, Serra / Telefone: (27) 3243-7098 / Horário de funcionamento: 24h.

    Posto 13 - Rodovia ES 060, Km 13, Barra do Jucu, Vila Velha / Telefone: (27) 3244-3742 / Horário de funcionamento: 24h.

  • As instituições interessadas em contar com a participação da Banda devem encaminhar ofício endereçado ao diretor de Comunicação Social da PMES, informando data, local, horário e finalidade do evento. Os pedidos serão analisados e atendidos conforme disponibilidade de agenda.

  • As instituições interessadas em visitar o Quartel do Comando-Geral devem encaminhar ofício endereçado ao diretor de Comunicação Social da PMES, informando data, local, horário e finalidade da visita. Os pedidos serão analisados e atendidos conforme disponibilidade de agenda.

  • Em situações de emergência ou ao avistar qualquer movimentação suspeita, a pessoa pode acionar a Polícia Militar por meio do telefone 190. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

  • A população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade/ilegalidade ou ainda repassar informações que ajudem as polícias na elucidação de delitos ou infrações. O telefone para relatar esses fatos é o 181 (Disque-Denúncia).

  • A Polícia Militar está de portas abertas para atender a comunidade. Para solicitar o policiamento é necessário procurar a Unidade da PMES responsável pela região onde acontecerá o evento e formalizar o pedido.

  • Nos casos de perturbação do trabalho ou o sossego alheio em razão de barulho ou som alto em qualquer hora do dia, o reclamante deve acionar o serviço do Disque-Silêncio de seu município.

    Caso a cidade não possua o serviço do Disque-Silêncio ou a solicitação ocorrer fora do horário do funcionamento do órgão, a Polícia Militar deve ser acionada.

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