Governo do Estado do Espírito Santo

Décimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar

Comandante: TEN CEL GIULIANO MENEGATTI

Histórico:

Criado em 22 de junho de 2010, através do Decreto número 2476 – R, de 26 de fevereiro de 2010, o 13º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, tem endereço à rua Ermelino Carneiro Sobrinho, número 126, bairro Ideal, São Mateus, ES, e jurisdição nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário.

O 13º Batalhão é originário da 5ª Companhia Independente, criada através do Decreto nº 43.28 - N de 28 de agosto de 1998, sendo oficialmente instalada, à Rua Ermelino Carneiro Sobrinho, número 78, bairro Ideal, teve como primeiro comandante o então tenente coronel QOCPM João Ailton DAL’COOL.

A 5ª Companhia Independente surgiu da então 4ª Companhia do 2º BPM, criada em 18 de novembro de 1986, que teve como seu primeiro comandante, o então capitão PM Newton ROBERSON Maia, que permaneceu no comando até o dia 14 de maio de 1987. Com sede no Município de São Mateus, inicialmente tinha a Jurisdição também nos municípios de Pedro Canário, Conceição da Barra e Jaguaré, mas com um novo quadro organizacional da Corporação, o município de Pedro Canário recebeu a sede da 2ª Companhia do 2º BPM, ficando a nossa área reduzida a três municípios.

Inicialmente para instalar a sede administrativa da Companhia em São Mateus, ocupamos o antigo Laboratório Regional de Saúde, no bairro Ideal, que sofreu várias adaptações e mudanças para tornar-se uma unidade militar. No dia 17 de dezembro de 2013, a sede passou a ser no Edifício Sagrada Família, situada na Avenida João XXIII, nº 1544, Bairro Boa Vista, São Mateus/ES, onde está instalada até hoje.

Endereço: Avenida João XXIII , 1544
Bairro: Boa Vista