Governo do Estado do Espírito Santo

Academia de Polícia Militar do Espírito Santo- APM

Comandante: TEN CEL LEONARDO VIEIRA CELANTE



Histórico:

O dia 23 de agosto reveste-se de imensa simbologia e representa o marco criativo e emancipatório da instituição de ensino da PMES, visto que o primeiro registro que se tem conhecimento acerca da criação da Companhia Escola como unidade voltada exclusivamente para o ensino, dada através da Lei nº 1475, de 23 de agosto de 1924.

A Lei Estadual nº 1.603 de 1928, que fixava o efetivo da polícia já trazia em seu texto a existência da Companhia Escola e seu local de funcionamento: O Quartel do Moscoso, situado no Parque Moscoso em Vitória.

No ano de 1952, com a passagem do Comando Geral para o Quartel de Maruípe, deu-se início ao funcionamento do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais que ocupava o pavilhão superior do Departamento de Instrução.

Em 14 de março de 1972 inaugurava-se a nova sede da companhia Escola Comandante Darcy, em Cariacica. Tendo como primeiro comandante o Capitão PM José Amarílio Semedo Boni. Sua modesta instalação, composta por “um barracão de madeira” e a escassez de recursos não foram empecilhos frente ao afinco e dedicação dos Oficiais e Praças que trabalharam incessantemente em prol da boa formação de policiais militares e as alcançaram.

Através da Lei 3.044 datada de 31 de dezembro de 1975, houve uma reorganização da Polícia Militar e a Companhia Escola passou a chamar-se, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), passando a ser órgão de apoio de ensino, subordinado ao Comando Geral imbuídos na formação, especialização e aperfeiçoamento de praças.

Já em 1992, com a aprovação do Decreto Estadual nº 3317-N, a estrutura da PMES foi novamente reorganizada e instituída a Diretoria de Ensino e Instrução, bem como a oferta para o Curso de Formação de Oficiais, e o CFAP passou a denominar-se Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) composto pela Escola de Formação de Oficiais (EsFO) e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (EsFAP).

Em 06 de abril de 2016, através do Decreto nº 3962-R o Centro de Formação e Aperfeiçoamento transforma-se em Instituição de Ensino Superior, para oferta do curso bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública, passando a denominar-se Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (ISP/PMES).

Desde sua emancipação em 1972, mesmo com todos os percalços encontrados no caminho, a Companhia Escola não mais parou de funcionar, contando com os esforços de Oficiais e Praças que aqui serviram e não mediram esforços para oferecer uma formação policial militar de qualidade à sociedade capixaba, com vistas à apropriada preparação técnico-profissional e consequentemente ao alcance da satisfação do interesse público.

Destaca-se ainda que o berço da formação na Polícia Militar abriga cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento além de capacitação das Unidades Operacionais da PMES. Depreende-se que sua missão precípua é oferecer uma educação militar de qualidade aos ingressos na instituição, bem como aprimorar os conhecimentos dos policiais militares através dos cursos continuados, tendo como razão de ser o ensino e a instrução da PMES.




Endereço: Rod. José Sette, km 4,5 , s/n
Bairro: Santana
CEP: 29.154-200
Cidade: Cariacica
Telefone: (27) 3636-2950
Email: spe.apmes@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard