Governo do Estado do Espírito Santo

Diretoria de Saúde

Diretor: Coronel Welington Barbosa Pessanha

Histórico:


Em 19 de novembro de 1875, pela Lei Provincial nº 28, o então presidente da Província do Espírito Santo, Barão de São Domingos, criou o cargo de 1º Tenente médico da Companhia de Polícia e determinou o estabelecimento de uma enfermaria especial para as praças. Em 1899, pela Lei nº 303, o serviço de saúde foi ampliado com a criação do posto de capitão médico. Em 1º de janeiro de 1915 foi criada a Enfermaria do Corpo Militar de Polícia e em 1921 um moderno gabinete dentário. Já em 1922 o quadro de saúde contava com um capitão médico, um 1º tenente farmacêutico e um 1º tenente dentista.

Os médicos, os dentistas e os farmacêuticos, em número reduzido, eram os profissionais existentes e iniciavam como 2º tenente. Não existia atendimento regular para as esposas e para os filhos dos policiais.

A construção do HPM iniciou-se em 1981, em Bento Ferreira. O hospital foi inaugurado em 5 de setembro de 1992. Foram abertas, inicialmente, as enfermarias de clínica médica e cirúrgica, o laboratório de análises químicas, o setor de esterilização de materiais, as caldeiras, a central elétrica, a cozinha e os refeitórios.

Por determinação do governador da época, em 1º de janeiro de 1996, o Hospital São Lucas, localizado no Forte São João, foi transferido para o mesmo prédio da instituição militar.
Em 19 de março de 1999 a Direção Geral do Hospital São Lucas passou a ser exercida também pelo Diretor de Saúde da PMES. O retorno do Hospital São Lucas para o antigo endereço no Forte São João foi concretizada em outubro de 1999.

A Diretoria de Saúde é a unidade responsável, na PMES, para dirigir o Hospital da Polícia Militar (HPM), a Policlínica, o Centro Farmacêutico e Bioquímico, o Centro Odontológico e o Centro Administrativo.

O HPM representa as unidades de internações; a Policlínica, os ambulatórios médicos; o Centro Farmacêutico e Bioquímico é o responsável pelos medicamentos e exames laboratoriais; o Centro Odontológico responde pelos tratamentos dentários e, o Centro Administrativo, pelos assuntos ligados à administração e à segurança da unidade.

A partir da lei 5.951 e do decreto nº 7.545, de novembro de 1999, foi firmado um convênio entre a Diretoria de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde - SESA. Surgiu, então, um novo perfil para a diretoria da instituição. Com o convênio, 120 dos 200 leitos foram destinados a serviços antes inexistentes nos hospitais públicos, como cirurgias cardíaca, torácica, otorrinolaringológica e ortopédica.

O HPM ainda não chegou ao seu potencial máximo, mas com as vitórias alcançadas até aqui, ganham o policial militar e sua família, e a sociedade como um todo.

DIVISÕES
A Diretoria de Saúde é composta pelo Hospital da Polícia Militar (HPM), Policlínica, Centro de Perícias e Promoção da Saúde, Centro Farmacêutico Bioquímico, Centro Odontológico, Centro Administrativo, Centro de Enfermagem, Centro de Promoção Social, Centro Logístico Financeiro.



Endereço: Avenida Joubert de Barros , 555
Bairro: Bento Ferreira
CEP: 29.050-720
Cidade: Vitória
Telefone: (27) 3636-6500
Email: diretor.ds@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard