Governo do Estado do Espírito Santo

8ª Companhia Independente de Polícia Militar

Comandante: MAJ SERGIO LUIZ ANECHINI

Histórico:

A 8ª Companhia Independente nasceu do desmembramento da antiga 3ª Companhia do 5º Batalhão, este sediado em Aracruz.

Devido às características geográficas e populacionais da região centro-serrana distintas das demais áreas do 5º BPM e ainda à distância que separava a então 3ª Companhia do 5º Batalhão, em 18 de julho de 2002 foi criada a 8ª Cia Independente, sediada no município de Santa Teresa, abrangendo ainda as cidades de São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Itaguaçu e no ano de 2010 o município de Santa Leopoldina, que se desmembrou do 7º Batalhão passando ao Comando da 8ª Cia Ind.

A Região sobre a qual está instalada a Companhia faz parte da área montanhosa do Estado do Espírito Santo e possui como característica principal colonização Italiana e Alemã. O clima é frio, tipicamente europeu, especialmente nos meses de maio a julho. Média anual de 15 graus centígrados.

Santa Teresa é o oitavo município mais alto do Estado, situado no Vale do Canaã. Este vale inspirou o escritor Graça Aranha a escrever o romance Canaã, lançado em 1902. O livro descreve a convivência entre pessoas de culturas diferentes, diante dos desafios provocados pela colonização. Canaã significa terra rica, fértil, lugar prometido e meta de sonhos e ambições.

A 8ª Cia Independente está subordinada operacionalmente ao Comando de Policiamento Ostensivo do Norte (CPO N), tendo sua sede no município de Santa Teresa. Além do Município sede, responde pelo Policiamento Ostensivo em mais cinco cidades; São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Itaguaçu.

Endereço: Av. Ricardo Pasoline , 123
CEP: 29.650-000