8ª Companhia Independente de Polícia Militar

Comandante: Major SONIMARCOS ZUCOLOTTO

Histórico:

A 8ª Companhia Independente nasceu do desmembramento da antiga 3ª Companhia do 5º Batalhão, este sediado em Aracruz.

Devido às características geográficas e populacionais da região centro-serrana distintas das demais áreas do 5º BPM e ainda a distância que separava a então 3ª Companhia do 5º Batalhão, em 18 de julho de 2002 foi criada a 8ª Cia Independente, sediada no município de Santa Teresa.

A 8ª Cia Independente está subordinada operacionalmente ao 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR).  Além de Santa Teresa, a 8ª CIA IND abrange ainda as cidades de São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Itaguaçu e no ano de 2010 o município de Santa Leopoldina, que se desmembrou do 7º Batalhão, passando ao Comando da 8ª Cia Ind.

A Região sobre a qual está instalada a Companhia faz parte da área montanhosa do Estado do Espírito Santo e possui como característica principal a colonização Italiana e Alemã. O clima é frio, tipicamente europeu, especialmente nos meses de maio a agosto, apresentando média anual de 15 graus centígrados.

Endereço: Rua Ricardo Pasoline , 123
Bairro: Centro