Governo do Estado do Espírito Santo

Quinto Batalhão de Polícia Militar

Comandante: TEN CEL ANDERSON LOUREIRO BARBOZA



Histórico:

O 5º Batalhão, também chamado "Silvestre Ezequiel Celante", em homenagem a um de seus ex-comandantes, Ten Cel PM Silvestre Ezequiel Celante, foi criado pela Lei nº 4.86852, de 14 de janeiro de 1994.

Inicialmente instalado na antiga Policlínica (Maruípe), onde permaneceu até junho de 1988, sua área de atuação compreendia os municípios de Serra, Fundão, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Linhares e Rio Bananal.

Posteriormente foi transferido para o Parque de Exposições "Floriano Varejão", em Carapina na Serra, ES.Em 27 de dezembro de 1988 foi transferido definitivamente para o município de Aracruz, perdendo a responsabilidade sobre o município de Serra, com a criação do 6º BPM.

Dividido em três companhias o 5º Batalhão por meio da 1ª Companhia tinha Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão como sua área de responsabilidade, pela 2ª Companhia, instalada em Linhares, o município sede da Cia e Rio Bananal e por meio da 3ª Companhia, instalada na região serrana, os municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Itarana Itaguaçú e São Roque do Canaã.

Em janeiro de 1997 o novo Quadro de Organização da Polícia Militar do Espírito Santo cria a 3ª Companhia Independente em Linhares, absorvendo o efetivo e área de atuação do 5º Batalhão. Em 18 de julho de 2002 é criada a 8ª Companhia Independente, com sede em Santa Teresa, desta vez absorvendo o efetivo e área de atuação da então 3ª Cia/5º BPM.

Atualmente o 5º Batalhão atua nos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçú e João Neiva.




Endereço: Av. Demócrito Moreira , 60
Bairro: Bairro de Fátima
CEP: 29.192-243 
Cidade: Aracruz
Telefone: (27) 3256-9850
Email: cmt.5bpm@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard