Governo do Estado do Espírito Santo

Comandante-Geral

CORONEL MÁRCIO EUGÊNIO SARTÓRIO 
 

Filho de Francisco de Assis Sartorio e Maria de Lourdes Caprini Sartorio, o coronel Márcio Eugênio Sartório nasceu no dia 08 de janeiro de 1972, no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. É pai de Gabriel Vieira Sartório, de Gabriela Vieira Sartório, e de Rafael Moscon Sartório.

Incorporou às fileiras da Polícia Militar do Espírito Santo em 30 de julho de 1992 no Curso de Formação de Oficiais, em Cariacica/ES, e concluiu o curso em 09 de dezembro de 1994, tendo sido declarado aspirante a oficial na 1ª turma da Academia de Tucum.

Além dos Cursos de Formação e de Aperfeiçoamento de Oficiais, realizou os seguintes cursos: Pós-graduação stricto sensu em Instrutor de Equitação; curso de Equitação Policial Militar pela Polícia Militar de Pernambuco; Curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida – Multiplicador; curso básico de Equoterapia; curso de Juiz da Confederação Brasileira de Hipismo; Curso de Reestabelecimento da Ordem Pública a Cavalo pela Guarda Nacional Republicana, em Lisboa, Portugal.

Durante sua carreira, serviu no Regimento de Polícia Montada entre dezembro de 1994 e julho de 2013, exercendo as funções de chefe da Seção de Pessoal - P/1, chefe da Seção de Planejamento – P/3, chefe da Seção de Logística – P/4, comandante do 1º Esquadrão, subcomandante e de comandante; foi diretor-adjunto de Comunicação Social da PMES, de julho de 2013 a julho 2015; comandante do 1º Batalhão, de julho de 2015 a abril de 2017; diretor de Saúde da PMES, de abril de 2017 a dezembro de 2018; comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano, de janeiro a novembro de 2019.

Foi instrutor em cursos de formação, especialização, e em estágios, tais como: Curso de Formação de Oficiais, no período de 2002 a 2005; Curso de Especialização em Policiamento Montado, entre 2003 e 2004; e Estágio de Policiamento Montado, no ano de 2005.

Durante os seus 27 anos de serviço ativo, foi agraciado com diversas medalhas e condecorações como: medalhas Valor Policial Militar, passador de bronze e passador de prata (PMES); medalha 175 anos da PMES; medalha Vasco Fernandes Coutinho; medalha do Sesquicentenário da PMGO; medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários do Regimento Coronel Enyr Cony dos Santos – PMERJ; medalha do Centenário do Regimento 9 de julho – PMESP; medalha Primado da Saúde – DS – PMES.

Em suas produções científicas, o oficial publicou os trabalhos: “Doutrinas para implantação e manutenção de Unidades de Policiamento Montado”, pelo Exército Brasileiro, no ano de 2005; “A influência da equitação no desenvolvimento dos atributos da área afetiva”, pela PMES, no ano de 2006; além do artigo “Cavalos de Policiamento”, na revista de circulação nacional Horse Busines.

Como representante da PMES no cenário hípico, o coronel Sartório conquistou expressivos resultados desportivos: foi sete vezes campeão estadual e cinco vezes vice-campeão; bicampeão brasileiro militar; campeão da série principal na PMERJ, na PMGO, na PMDF, no Exército Brasileiro; campeão da série intermediária na PMMG, na PMESP, na PMBA, na PMES.

Foi promovido ao posto de coronel em 06 de abril de 2017.

Assumiu o Comando-Geral da PMES em 18 de novembro de 2019.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard