Governo do Estado do Espírito Santo

Segundo Batalhão de Polícia Militar

Comandante: TENENTE-CORONEL RANIERI MOULIN DOS REIS BAYERL



Histórico:

O Segundo Batalhão da Policia Militar, oficialmente chamado de Batalhão Manoel José Pires da Silva Pontes, uma fortaleza instalada no alto do Vale do Cricaré em Nova Venécia, foi criado a partir da Lei nº 2579, 02 de março de 1971, publicado no Diário Oficial do Estado, datado de 03 de março do mesmo ano. Teve como seu primeiro Comandante, o Tenente Coronel PM Rubens de Souza Papi.

O ato inaugural se deu no dia 09 de março de 1971, com a presença do Dr. Cristiano Dias Lopes Filho, Governador do Estado, Dr. Ary Queiroz Silva, Secretário de Estado de Segurança Pública, o Cel PM Hilton do Vale, Comandante Geral da PMES, o Sr. Antônio Moreira, Prefeito Municipal de Nova Venécia, dentre outras autoridades civis, militares e moradores do município.

O 2º Batalhão já recebeu durante a sua história diversas denominações, entre elas: “Leão do Norte”, “Batalhão Pioneiro” e “Guardião da Fronteira”. Foi o primeiro Batalhão da PMES a ser instalado fora da capital capixaba. Na época, a Unidade possuía como circunscrição todo o Norte do ES, correspondente a todo território acima do Rio Doce.

Criado para ser o centro de comando operacional da Polícia Militar no norte do Estado, o Segundo Batalhão, ainda hoje, possui a maior extensão territorial dentre todas as Unidades da PMES. Sua circunscrição abarca atualmente, 9 (nove) municípios, entre eles: Nova Venécia, Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério, totalizando uma área de 6.174 km². Acompanhando sua grandiosidade, sua sede conta com mais de 11 hectares de terra e, aproximadamente 2000 metros quadrados de área construída.

Após aproximadamente meio século de sua criação, o Segundo Batalhão vem se aprimorando para manter a vocação de epicentro operacional da PMES no norte do Espírito Santo. Outra peculiaridade do Batalhão Pioneiro é o comprometimento com a constituição profissional do Soldado de Ortiz. Realizando cursos de formação desde 1974, o Guardião do Norte mostra-se como batalhão escola de excelência, formando policiais de qualidade e potencial diferenciado.

Com uma filosofia moderna de atuação, o 2º BPM possui como base de seu planejamento estratégico os direitos humanos, a aproximação e o envolvimento com a comunidade, atuando não só de forma repressiva, mas, principalmente, na prevenção primária, o que se dá em todos os níveis de sua hierarquia, do soldado mais moderno ao Comandante da Unidade.

Contando com diversas modalidades de policiamento, entre eles: serviço de radiopatrulha, motopatrulha, “bikepatrulha”, policiamento ostensivo a pé e o policiamento rural, todos diretamente orientados pelo serviço de inteligência.

O 2º Batalhão, utilizando-se de modernos equipamentos disponíveis para as forças de segurança pública, está a vanguarda do seu tempo, com o firme propósito de defender os valores da sociedade do norte-capixaba.




Endereço: Av. Guanabara , 40
Bairro: Bairro Iolanda
CEP: 29.830-000
Cidade: Nova Venécia
Telefone: (27) 3752-4200
Email: cmt.2bpm@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard