Governo do Estado do Espírito Santo

15ª Companhia Independente de Polícia Militar

Comandante: Major DJALMA NEVES CAVATTI

Histórico:

A 15ª Cia Independente foi emancipada do 9º BPM através do Decreto nº 4266 – R de 20 de junho de 2018, o qual elevou a 2ª Cia do 9º BPM, a uma Subunidade Operacional Independente (SU Ind.). A emancipação foi necessária, pois, a importância e vulnerabilidade dos municípios de Muqui, Mimoso do Sul, Atílio Vivacqua, Apiacá, os quais situam-se na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, exceto aquela, além de considerar o grande potencial econômico e turístico que já se prenunciava promissor. Isto posto, demonstra a necessidade de um esforço ainda maior no âmbito da segurança pública para conseguir fiscalizar e promover operações policiais em toda a extensão territorial.

A Unidade, sediada em Mimoso do Sul, esteve localizada num imóvel cedido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, onde outrora era instalada na Delegacia de Polícia Civil, ao lado do Hospital Apóstolo Pedro, onde funcionava o antigo Destacamento Policial Militar (DPM), o qual detinha responsabilidade sobre policiamento ostensivo na cidade com apenas uma viatura policial e dois (02) Policiais Militares. Ao longo dos anos, foram direcionados mais investimentos em segurança pública, e especificamente no ano de 1989, o governo estadual criou a 3ª Cia do 3º BPM, a qual foi instalada na Rua Dr. José Coelho dos Santos, próximo à Praça das Mangueiras, cuja área de atuação abrangia os municípios de Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Muqui, Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.

A partir dessas mudanças, o efetivo tornou-se maior e a responsabilidade territorial tornou-se mais ampla. Posteriormente, com a criação do 9º Batalhão, situado em Cachoeiro do Itapemirim, a então 3ª Cia do 3º BPM, passou a integrar a área de responsabilidade do 9º BPM, agora com o status de 2ª Cia/9º BPM, abrangendo os municípios de Mimoso do Sul e Muqui. A então 2ª Cia/9º BPM, na busca de um espaço digno para atender a população mimosense, já foi instalada na Praça Cel Paiva Gonçalves (em cima do Banestes), osteriormente na Rua Presidente Vargas até que, no dia 10 de julho de 2009 foi inaugurada uma nova sede, com endereço à Rua Presidente Vargas, nº. 384, centro de Mimoso do Sul, local onde, está até hoje e que abrigava a 16ª CIRETRAN e uma agência da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Neste local, no dia 20/06/2018, fora publicado um Decreto de nº 4266-R, instituindo a criação da 15ª Companhia Independente.

Operacionalmente, a 15ª Cia Ind. está subordinada ao 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional da PMES e é responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da Ordem Pública nos seguintes municípios: Mimoso do Sul, onde fica localizada a sede da unidade, sede do pelotão de forca tática e 1º pelotão; Muqui, onde fica localizado o 2º pelotão; Atílio Vivacqua, onde fica localizado o 3º pelotão e Apiacá, onde fica localizado o 4º pelotão, os quais totalizam uma área de 1.615 Km².

Endereço: Rua Presidente Vargas, nº 384
Bairro: Centro
CEP: 29.400-000
Cidade: Mimoso do Sul 
Telefone: (28) 3555-5150
Email: cmt.15ciaind@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard