Governo do Estado do Espírito Santo

16ª Companhia Independente de Polícia Militar

Comandante: MAJOR MARCELO MONTEIRO DOS SANTOS

Histórico:

A 16ª Cia Ind foi criada pelo Decreto 4970/2021, tendo seu território abrangendo toda área da antiga 4ª Companhia do 7º BPM, acrescida de 14 bairros da 1º Cia do 7º BPM, área que vai da rodovia do contorno, bairros Mucuri e Vila Independência, passando pela divisa com Viana até a divisa com o município de Domingos Martins, Santa Leopoldina e Serra, totalizando 45 bairros.

Com o efetivo previsto de 236 Policiais Militares, a Cia foi dividia em três pelotões e um corpo administrativo com as seções de Recursos Humanos, Inteligência, Instrução e Planejamento, Logística, Comunicação e Informática, além de um Cartório e um Pelotão de Força Tática.

No campo geográfico, a 16ª Cia Ind é responsável por 40% (45 quarenta e cinco) bairros, do município de Cariacica, abrangendo mais de 65% da extensão do município, (279,859 km²). Com população estimada de 186.000 habitantes, os bairros mais populosos são os que margeiam a BR101 (Rodovia do Contorno) como a Grande Nova Rosa da Penha, Porto de Cariacica, Mucuri, Vila Independência, além dos bairros que se avizinham com a sede histórica do município.

A Unidade é responsável por uma grande área de zona rural, constituída de muitas fazendas e sítios, desempenhado importante participação no agronegócio da região, sobretudo na pecuária e no cultivo da banana.

A economia da região se destaca ainda pela grande expansão de instalações logísticas ao longo da Rodovia do Contorno, local que tem atraído um grande número de empresas oriunda da região central do país. Grandes empresas de armazém e transportes, com sedes no estado de São Paulo se fixaram na região como a Terca, Tegma, Silotec e Primer.

O comércio está estruturado em médios e pequenos estabelecimentos, principalmente nas regiões de Cariacica sede, grande Nova Rosa da Penha, Campo verde e Vale dos Reis/Novo Horizonte. Todos voltados para atender as necessidades básicas da população local, com destaques para as redes de supermercados e farmácias.

A 16ª Cia Ind está dividida em:

- 1º Pelotão – Sede em Nova Rosa da Penha. Bairros: Porto das Pedras, Morrinhos, Nova Esperança, Nova Rosa da Penha I e II, Vila Progresso, Padre Matias/Pica-Pau, Porto Belo, Porto Engenho e Vila Cajueiro.

- 2º Pelotão – Sede em Cariacica Sede. Bairros: Alice Coutinho, Antônio Ferreira Borges/Limão, Cariacica Sede, Porto de Cariacica, Andorinhas/Coqueiral, Bubú, Campo Verde/ Cangaiba, Morro Novo, Planeta, Prolar, Santo Antônio, São João Batista, Santa Luzia/Santa Helena, Vila Merlo, Moxuara (rural), Biririca de Cima (rural), Pau Amarelo (rural), Azeredo (rural), Sertão Velho (rural), Maricará (rural) e Duas Bocas (rural).

- 3º Pelotão – Sede em Novo Horizonte. Bairros: Mucuri, Vila Independência, Vale dos Reis, Novo Horizonte, Operário, Piranema, São Gonçalo, Nova Campo Grande, Vista Dourada, Serra do Anil, Novo Brasil, Roda D’água (rural), Mugumba (rural) e Boa Vista (rural).

Endereço: Rua Quinze, s/nº.

Bairro: Nova Rosa da Penha I

Cidade: Cariacica

CEP: 29.157-413

Telefone: (27) 3636-0177

E-mail: p1.16ciaind@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard