Governo do Estado do Espírito Santo

Comando de Polícia Ostensiva Sul

Comandante: CEL ALESSANDRO MARIN

Histórico:

O Comando de Polícia Ostensiva Sul (CPO Sul) foi criado no dia 31 de maio de 2001 pelo Decreto 728-R e instalado no município de Cachoeiro de Itapemirim no dia 11 de julho do mesmo ano, como importante órgão tático-operacional da Polícia Militar do Espirito Santo e intermediador das ações das Unidades de área junto ao Comando Geral da PMES, bem como com outros órgãos federais, estaduais, municipais e os demais setores da sociedade organizada dos municípios sob sua responsabilidade.

Desde a sua criação, tinha como área de atuação 34 municípios da região sul do estado do Espírito Santo e 07(sete) unidades operacionais da PM em sua estrutura. A partir de março de 2017, através do Decreto Nº 4070-R (01/03/2017), houve um desmembramento de sua área e criado novo Comando Regional da região Serrana do Estado (CPO Serrano), reduzindo a área de atuação desse Comando de Polícia Ostensiva Sul (CPO Sul) a 22 municípios e 05(cinco) unidades operacionais da PM sob sua subordinação, a saber:

3º Batalhão - Sede: Alegre. Abrange também os municípios de Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado;

- 9º Batalhão - Sede: Cachoeiro de Itapemirim. Abrange também os municípios de Castelo e Vargem Alta;
- 9ª Companhia Independente - Sede: Marataízes. Abrange também os municípios de Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul;
- 10ª Companhia Independente - Sede: Anchieta. Abrange também os municípios de Alfredo Chaves, Iconha e Piúma;
- 15ª Companhia Independente - Sede: Mimoso do Sul. Abrange também os municípios de Apiacá, Atílio Vivacqua e Muqui.
Esta atuação tende a tornar-se mais consolidada e necessária para as Unidades e comunidades envolvidas, inserindo-se em um processo de evolução cujas bases estão previstas em Planos de Comando e Operações do CPO Sul.
Tal processo engloba ainda a instalação, desde 2010, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Sul (CIODES SUL), no qual funciona o Centro de Operações Policiais Militares do CPO Sul (COPOM/CPO Sul) e permite um monitoramento mais efetivo da evolução criminal (por meio do acompanhamento estatístico) e um emprego mais adequado dos recursos disponíveis.

Endereço: Av. Nossa Senhora da Consolação , 234
Bairro: Vila Rica