3º Comando de Polícia Ostensiva Regional

MAPA CPOR-ES

MAPA 3º CPOR

Histórico:

O 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional – 3º CPOR foi criado por força do Decreto Estadual ES nº 4.970-R, de 27 de setembro de 2021, que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Espírito Santo. O referido dispositivo alterou a denominação anterior “Comando de Polícia Ostensiva Sul – CPO Sul”, que fora criado em 31 de maio de 2001, através do Decreto 728-R, e instalado no município de Cachoeiro de Itapemirim em 11 de julho do mesmo ano.

O 3º CPOR é responsável pelo desdobramento da missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública em 22 municípios que compõem a região sul do Estado do Espírito Santo através do planejamento, direção, organização e controle das Unidades Operacionais subordinadas. Além disso, o 3º CPOR é importante órgão tático-operacional da Polícia Militar do Espírito Santo, intermediador das ações das Unidades de área a ele circunscritas junto ao Comando Geral da PMES e também a outros órgãos federais, estaduais, municipais e aos demais setores da sociedade organizada.

Inicialmente o CPO Sul abrangia 34 municípios da região Sul do estado do Espírito Santo e estava vinculado a sete Unidades Operacionais subordinadas. A partir de março de 2017, através do Decreto Nº 4070-R, sua área foi desmembrada visando à criação do Comando de Polícia Ostensiva da Região Serrana – CPO Serrano, limitando sua circunscrição aos 22 municípios e cinco Unidades Operacionais que atualmente compõem a área do 3º CPOR, a saber:

3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), com sede no município de Alegre e com circunscrição nos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado;

9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), com sede no município de Cachoeiro de Itapemirim e com circunscrição nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Vargem Alta;

9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª Cia Ind PM), com sede no município Marataízes e com circunscrição nos municípios de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul;

10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª Cia Ind PM), com sede no município de Anchieta e com circunscrição nos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha e Piúma;

15ªa Companhia Independente de Polícia Militar (15ª Cia Ind PM), com sede no município de Mimoso do Sul e com circunscrição nos municípios de Apiacá, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.

Endereço: Av. Nossa Senhora da Consolação, nº 234, Bairro Vila Rica, Cachoeiro de Itapemirim-ES. CEP 29.301-080.

Telefone: 28-3515-3353