Governo do Estado do Espírito Santo

Nono Batalhão de Polícia Militar

Comandante: Tenente Coronel HELIO COELHO DA COSTA JUNIOR


Histórico:

O Nono Batalhão da Polícia Militar foi criado em Cachoeiro do Itapemirim, por meio do Decreto nº 3.317, de 24 de fevereiro de 1992. Posteriormente recebeu o nome de “Batalhão Eloísio Batista Borges”, em homenagem ao primeiro comandante de unidade militar instalada na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, o Quartel da então 2ª Companhia do 3º Batalhão, em 1977.

Instalado no alto de uma colina, em frente a um dos cartões postais da cidade, a Pedra do Itabira, o quartel da 2ª Cia do 3º BPM mais tarde se transformou em Batalhão. A Unidade é, atualmente, subordinada ao 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional e responsável pela segurança pública das cidades de Cachoeiro de Itapemirim (sede), Castelo e Vargem Alta. Os três municípios, localizados na região Sul do Estado, perfazem uma área de 1.946,4 km² e contam com uma população de 267.477 habitantes, conforme o Censo do IBGE de 2020.

Ao longo de suas três décadas de existência, os policiais que passaram por esta Unidade foram capazes de estreitar os laços com as comunidades locais, tornando-a uma referência em patrulhamento ostensivo e preservação da ordem pública. O 9º BPM segue firme em seu propósito de defender a paz social do povo sul-capixaba, contribuindo para um cenário de tranquilidade e segurança para as centenas de milhares de pessoas que se encontram sob sua cuidadosa vigilância.


Endereço: Sisypho Sardenberg , s/nº
Bairro: São Luiz Gonzaga
CEP: 29.305-700
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Telefone: (28) 3636-2000
Email: cmt.9bpm@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard