Governo do Estado do Espírito Santo

Nono Batalhão de Polícia Militar

Comandante: TEN CEL HERON RONAN ROMAN



Histórico:

O Nono Batalhão da Polícia Militar foi criado em Cachoeiro do Itapemirim, por meio do Decreto nº 3.317, de 24 de dezembro de 1992. Posteriormente recebeu também o nome de “Batalhão Eloísio Batista Borges” em homenagem ao primeiro comandante de unidade militar instalada na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, o Quartel da então 2ª Companhia do 3º Batalhão, em 1977.

Instalada no alto de uma colina no bairro São Luiz Gonzaga e de frente para um dos cartões postais da cidade, a Pedra do Itabira, o quartel da 2ª Cia do 3º BPM, que mais tarde se transformaria em 9º BPM, ocupou inicialmente uma área onde foi construído um complexo de três prédios, a sede administrativa com gabinete do comandante e subcomandante, as salas de sargenteação, almoxarifado, comunicação, reserva de armas, tesouraria, farmácia, serviço de inteligência, auditório, corpo de bombeiros e alojamento. O segundo prédio destinava-se ao alojamento, cassinos e banheiros. Já o terceiro prédio foi destinado ao rancho, ambiente de alimentação dos militares.

Subordinado operacionalmente ao Comando de Polícia Ostensiva da Região Sul, o 9º BPM é responsável pela segurança pública de seis municípios do Sul do Estado do Espírito Santo, que juntos perfazem uma área de 3.378,54 km².

Hoje, o Nono Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Cachoeiro de Itapemirim, mas também dos municípios de Atílio Vivácqua, Castelo, Muqui, Mimoso do Sul, Vargem Alta, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.




Endereço: Sisypho Sardenberg , 2
Bairro: Bairro São Luiz Gonzaga
CEP: 29.305-700
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Telefone: (28) 3636-2000
Email: cmt.9bpm@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard