Governo do Estado do Espírito Santo

Nono Batalhão de Polícia Militar

Comandante: TENENTE-CORONEL RÍODO LOPES RUBIM



Histórico:

O Nono Batalhão da Polícia Militar foi criado em Cachoeiro do Itapemirim, por meio do Decreto nº 3.317, de 24 de dezembro de 1992. Posteriormente recebeu também o nome de “Batalhão Eloísio Batista Borges” em homenagem ao primeiro comandante de unidade militar instalada na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, o Quartel da então 2ª Companhia do 3º Batalhão, em 1977.

Instalada no alto de uma colina no bairro São Luiz Gonzaga e de frente para um dos cartões postais da cidade, a Pedra do Itabira, o quartel da 2ª Cia do 3º BPM, que mais tarde se transformaria em 9º BPM, ocupou inicialmente uma área onde foi construído um complexo de três prédios, a sede administrativa com gabinete do comandante e subcomandante, as salas de sargenteação, almoxarifado, comunicação, reserva de armas, tesouraria, farmácia, serviço de inteligência, auditório, corpo de bombeiros e alojamento. O segundo prédio destinava-se ao alojamento, cassinos e banheiros. Já o terceiro prédio foi destinado ao rancho, ambiente de alimentação dos militares.

Subordinado operacionalmente ao Comando de Polícia Ostensiva da Região Sul, o 9º BPM é responsável pela segurança pública de três municípios do Sul do Estado do Espírito Santo, que juntos perfazem uma área de 1.946,4 km².
Hoje, o Nono Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Cachoeiro de Itapemirim, mas também dos municípios de Castelo e Vargem Alta, no firme propósito de defender os valores da sociedade sul-capixaba.






Endereço: Sisypho Sardenberg , 2
Bairro: Bairro São Luiz Gonzaga
CEP: 29.305-700
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Telefone: (28) 3636-2000
Email: cmt.9bpm@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard