2ª Companhia Independente de Polícia Militar

Comandante: Major WAGNER BATISTA DE SOUZA

Histórico:

Na data de 13 de outubro de 1976, foi lavrada a escritura de doação de um terreno destinado à Prefeitura de Afonso Cláudio (escritura lavrada, à época, no Cartório do 2º Ofício, sob o nº 1060, fls. 18 a 20, no livro nº 48), com localização no Centro da cidade e próximo às margens do Rio Guandu, onde foi, naquele ano, iniciada a construção de um prédio em alvenaria com apenas um pavimento, destinado inicialmente a abrigar um hospital municipal.

Por questões administrativas e sanitárias, o prédio não pode ser utilizado para o fim ao qual foi construído, sendo então, cedido pela Administração Municipal para instalação da 1º Companhia (1ª Cia) pertencente ao 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM). Sendo designado como Comandante da Organização Militar o então 1º Tenente QOCPM MARCOS DUARTE GAZZANI; isso no ano de 1977.

Com a utilização corrente do prédio, alguns anos depois, a Administração Municipal, através da Lei de nº 925/82, aprovada em 22 de julho de 1982, realizou a doação do prédio municipal para a Secretaria de Segurança Pública Estadual, sendo a Autoridade do Executivo Municipal, o então Prefeito, Sr. Leni Alves de Lima.

Entre os anos de 1988 e 1992 esta Subunidade da Polícia Militar passou a pertencer ao 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), recebendo a denominação de 3ª Cia do 7º BPM, fazendo parte de sua área de abrangência os Municípios de Afonso Cláudio (junto com Brejetuba que não era emancipado), Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante. Posteriormente, foi criada a 2ª Companhia Independente no Município de Afonso Cláudio.

Em 27 de fevereiro de 1992 foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto nº 3.317-N, que reorganizava a Polícia Militar, pelo qual foi criada a atual 2ª Companhia Independente, sendo seu primeiro Comandante o então Capitão QOCPM PAULO CÉSAR BATISTA MOREIRA.

Atualmente a 2ª Cia Independente conta com efetivo de 115 Militares da Ativa e 05 militares que retornaram ao Serviço Voluntário Ativo, atendendo uma população de 77.854 mil habitantes e abrangendo uma extensão territorial de 1.968,14 km², que englobam os municípios de Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra e Conceição do Castelo.

Endereço: Rua José Jorge Haddad , 88
Bairro: Centro