É com grande honra e responsabilidade que venho apresentar o Plano de Integridade da Polícia Militar do Espírito Santo e reforçar o compromisso da Corporação com os princípios e normas norteadores de nossa gestão.
Este plano é um marco histórico para a PMES. Ele representa o fortalecimento da nossa missão, dever e valores, através de uma cultura de integridade, ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos e controle interno, bases sobre as quais construímos a nossa redibilidade e o respeito que recebemos da sociedade. Por isso, é imperativo que todos os nossos integrantes, em cada ação e decisão, se orientem pelos mais elevados valores e padrões de conduta.
Nesse foco, o Plano de Integridade da PMES visa assegurar que nossas práticas e atos estejam em plena conformidade com os princípios éticos e a observância das leis e normas aplicáveis (Compliance), além de promover um ambiente de trabalho baseado em um comportamento virtuoso e no respeito mútuo.
Este plano reflete também o engajamento incessante da nossa instituição com a excelência e a justiça. Inclui medidas rigorosas para prevenção, detecção, punição e remediação de práticas indevidas, mecanismos eficazes para a denúncia e apuração de irregularidades e apacitação continuada que reforçam os nossos valores e padrões éticos.
Incentivamos todos os membros da Corporação a participar ativamente deste processo, promovendo a integridade em todas as suas ações e contribuindo para a construção de uma Polícia Militar que seja referência na área da segurança pública no Estado do Espírito Santo.
Nosso objetivo é claro: ser uma instituição que não se destaca apenas pela sua competência operacional, mas também pela sua conduta exemplar. O sucesso deste plano depende da colaboração de cada um dos integrantes da PMES e da sociedade como um todo.
Juntos, continuaremos a trabalhar com dedicação e respeito, buscando sempre a legitimidade e a justiça. Por isso, ressalto: a integridade não é apenas um valor; é uma obrigação diária que se materializa por meio de uma cultura organizacional canalizada para o fortalecimento da estrutura interna da PMES, reforçando a fé pública da nossa missão e estreitando nossa relação com a comunidade que servimos.
Conto, assim, com a dedicação e o empenho de todos para que possamos alcançar e manter os mais altos padrões de integridade na Polícia Militar do Espírito Santo.
Douglas Caus – CEL QOCPM
Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo