Na manhã dessa quarta-feira (12), foi realizada a entrega de novas viaturas às unidades da PMES localizadas no município de Serra. O evento aconteceu na sede da recém-criada 14ª Companhia Independente, no bairro Feu Rosa.
O ato de entrega foi realizado pelo vice-governador César Colnago, e acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, André Garcia, e pelo comandante-geral da Instituição, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho. Treze novas viaturas foram entregues.
Além dos comandantes do 6º Batalhão, tenente-coronel Roberto Mauro da Rocha, e da 14ª Companhia Independente, major Maximiliano Werneck de Souza, diversas autoridades civis e militares participaram do evento. As unidades receberam nove e quatro novas viaturas, respectivamente.
O comandante-geral destacou as medidas que a PMES vem adotando para se aumentarem a tranquilidade e a segurança das pessoas, entre elas a criação de novas Companhias Independentes e a aquisição de viaturas. “Quando criamos uma Companhia Independente, uma estrutura menor, com uma área menor, nós estamos aproximando o policial militar da comunidade. O acontecimento é uma vitória para a região”, destacou.
Ele explicou ainda que a Instituição vai adquirir ao todo 263 viaturas; 53 delas já foram recebidas no último dia 06, durante a solenidade de aniversário de 182 anos da Corporação. “Dessas 53, estamos entregando 13 à cidade de Serra”, pontou.
Ao salientar que a Polícia Militar funciona como fator inibidor do delito, o coronel Nylton afirmou que é necessário que ela esteja presente e visível, tornando-se o referencial para a população. “A aquisição de novas viaturas vai subsidiar uma melhor prestação de serviço ao município de Serra, seja por meio da 14ª Companhia Independente, que possuí como responsabilidade territorial os bairros Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Manguinhos, Grande Jacarípe e Nova Almeida, ou pelo 6º Batalhão, responsável pelo restante do município”, assegurou o oficial.
O secretário de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou os esforços que estão sendo feitos diante da grave crise econômica para que os serviços prioritários, como a entrega de viaturas, sejam executados. “O dinheiro está escasso na conta do governo, e por isso estamos adotando medidas prioritárias, essenciais, economizando recursos. O senso de prioridade move o ajuste fiscal e se traduz em respeito ao contribuinte”, frisou.
Parabenizando as pessoas do bairro e da região, que lutaram para que fosse instalada uma Unidade da PM no local, o chefe da Segurança Pública destacou que é imprescindível que a sociedade abrace a Polícia Militar e promova, inicialmente, boas ações dentro de cada casa.
“Segurança é uma síntese do bem-estar da sociedade”. Com a afirmação, o vice-governador César Colnago apresentou a necessidade de os governos promoverem políticas sociais que diminuam desigualdades, principalmente por meio da educação, que promove cada um socialmente, para que o controle social da violência seja conquistado.
Colnago asseverou que o Estado deve criar condições de promoção de políticas públicas iguais para todos. “Devemos prestar um bom serviço à população, por isso somos servidores, porque quem nos paga é o povo. Devemos servir ao povo”, finalizou.
14ª Companhia Independente
Contando com um efetivo de 230 policiais militares, a 14ª Companhia Independente, sediada no bairro Feu Rosa, foi criada pelo decreto 4070-R, de 1º de março de 2017. Comandada pelo major Maximiliano Werneck de Souza, a Unidade possui por circunscrição 36 bairros do município de Serra.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573