O Batalhão de Missões Especiais (BME), Unidade Especializada da PMES, iniciou na manhã dessa segunda-feira (11), a 1ª semana de atualização profissional para negociadores da Instituição. As instruções serão ministradas em período integral.
Atendendo ao Plano de Comando para os biênios 2015/2016, o BME está promovendo uma semana de atualização para 26 negociadores da Polícia Militar do Espírito Santo.
A intenção é reforçar as diretrizes e doutrinas norteadoras do processo de negociação em ocorrências de alta complexidade e atualizar os conhecimentos técnicos de policiais militares habilitados a gerenciar tais crises.
Vários assuntos serão abordados, dentre eles: Noções de Gerenciamento de Crises, Técnicas e Táticas de Negociação, Práticas de Negociação, Noções de Sniper e Time Tático, Noções de Técnicas não Letais, entre outros.
A aspirante Ednéia Serrano, uma das participantes da semana de atualização, ressaltou a importância da iniciativa: “A atualização profissional de negociação de crises com reféns localizados retoma um trabalho realizado há alguns anos pela PMES na busca de aperfeiçoamento e maior capacitação específica. Em se tratando de um novo cenário, mormente o apresentado nos últimos dois anos, essa atualização é um marco garantidor da legal e necessária intervenção do BME em ocorrências de crises, regulada pela Portaria 004-N, de 1998. Além disso, permite a difusão de novos conhecimentos entre negociadores formados no ES e Gerentes de Crise”, disse a aspirante a oficial.
O sargento Candido, que atua no 6º Batalhão e também participa da atualização, destacou que o profissional de segurança pública deve sempre estar buscando novos conhecimentos com o fito na excelência dos serviços prestados à sociedade. “A importância da atualização profissional nas mais diversas áreas, vem da necessidade imprescindível dos profissionais estarem sempre a par de novos conhecimentos e formas de desempenharem seu papel. No caso específico da PMES, uma das grandes preocupações do comando, especialmente do BME, é a de disponibilizar ao seu efetivo, o acesso as mais recentes doutrinas, técnicas e equipamentos que auxiliem as mais diversas situações que enfrentam no dia a dia”, ressaltou o policial.
Para o Comandante do BME, tenente-coronel Aguiar, a qualificação profissional é uma ferramenta de fundamental importância dentro de uma unidade especializada. O oficial afirmou que esse evento será o primeiro dentre vários que ocorrerão durante os anos de 2015 e 2016.
“O BME, por sua missão precípua, precisa estar em constante aprimoramento técnico-profissional. Essa atualização em Ocorrências com Reféns Localizados é a primeira dentre outras que faremos com outros temas, que são atinentes às nossas atividades”, disse o tenente-coronel Aguiar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573