Acompanhada pelo tenente-coronel Tatagiba, da Corregedoria da PMES, a promotora de Justiça Karla Sandoval visitou, na tarde da última sexta-feira (13), o cartório do Batalhão de Missões Especiais (BME). A visita faz parte de uma ação fiscalizatória do Ministério Público (MP) em todas as Seções de Polícia Administrativa e Judiciária Militar (SPAJM) das Unidades da Grande Vitória.
Na ocasião da visita, a promotora analisou 87 processos concluídos entre os anos de 2010 e 2014. Segundo o tenente Lacerda, chefe do Cartório do BME, o trabalho de análise foi facilitado pela organização, fato destacado também pela promotora. De acordo com o oficial, a equipe que o auxilia na condução dos trabalhos conseguiu organizar todos os processos. "Após a chegada do sargento Tarcisio e do cabo Duarte, todos os processos foram digitalizados e contam com prontuário de controle de envio ao Ministério Público, facilitando a pesquisa e consulta aos documentos quando necessário", disse o tenente Lacerda.
A promotora Karla destacou a importância desse trabalho como forma de controle do MP em relação aos processos instaurados pela PMES. Ela também salientou que as visitas promovem uma aproximação que objetiva desmistificar uma eventual imagem negativa da função do promotor: "Nós somos fiscais da lei, mas servimos também para orientar o servidor militar em vários aspectos jurídicos. Nós entendemos e respeitamos o trabalho de vocês, e deixamos as portas da promotoria abertas para sanar quaisquer dúvidas relacionadas às questões legais que estão diretamente ligadas ao serviço policial militar", disse a promotora.
Terminados os trabalhos no cartório, a promotora Karla fez questão de conhecer os equipamentos utilizados pelos militares da Companhia de Operações de Choque. O subtenente Anthony acompanhou a visita e explicou a aplicabilidade técnica de cada um dos artefatos utilizados durante as ocorrências que exijam o emprego do pelotão de choque. "Pude perceber que a promotora ficou bem impressionada com os equipamentos apresentados e com a qualidade de nossos profissionais. Ela teve a oportunidade de entender os aspectos técnicos que envolvem a utilização de cada equipamento, e pode compreender a importância do treinamento diário exigido de quem serve no BME", destacou o subtenente.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573