Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2017 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 14h15

Unidade Especializada da Polícia Militar realiza simulação de gerenciamento de crises com refém localizado

Na tarde desta segunda-feira (12/12), policiais alunos da 5ª edição do Curso de Negociação de Crises, promovido pela Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), participaram de uma simulação de gerenciamento de crise com refém localizado.

O evento ocorreu em uma residência do bairro Itapuã, em Vila Velha. Ruas foram fechadas, viaturas mobilizadas, Posto de Comando posicionado para gerir as informações que chegavam da equipe de negociação, sniper, time tático e todo aparato necessário para garantir o sucesso da operação foi disponibilizado. Tudo para aproximar ao máximo da realidade os participantes do Curso de Negociação promovido pela Cimesp.

São 23 policiais, sendo 01 oficial da PMMG e 01 policial rodoviário federal, que aprenderão técnicas de gerenciamento de crises e negociação. O coordenador de curso, capitão Eduardo, ressaltou a importância do preparo técnico necessário ao atendimento desse tipo de ocorrência.

“A complexidade de uma negociação policial exige controle emocional e conhecimento técnico e tático nas tratativas com o tomador de refém. O objetivo sempre é a preservação de vidas, e para que a Polícia Militar consiga oferecer uma resposta adequada à sociedade, faz-se indispensável preparar bem o candidato a negociador", afirmou.

O curso, agora na 4ª semana, entra na fase de simulações práticas das diversas possibilidades de ocorrências críticas, típicas das tropas especiais. Ao fim de 5 semanas, a Policia Militar do ES entregará à sociedade capixaba profissionais aptos a atuarem no gerenciamento de crises.


Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard