Governo do Estado do Espírito Santo
08/06/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h13

Unidade Especializada da Polícia Militar passa a chamar-se “Batalhão Major Márcio Luiz Boni”

O governador do Estado, Renato Casagrande, sancionou a Lei Nº 10.239, de autoria do deputado estadual Luiz Durão, vice-presidente da Assembleia Legislativa, que passou a denominar “Major Márcio Luiz Boni” o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) da Polícia Militar do Espírito Santo, sendo publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (06). O militar homenageado já foi comandante da Unidade Especializada e serviu a PMES por 19 anos, vindo a falecer no ano de 2013 em decorrência de um câncer.

A intenção foi prestar uma homenagem ao major Boni, este que é um ícone na história da Polícia Militar, atuando em diversas Unidades, entre elas a Rotam, onde foi comandante.

“Com esta distinta homenagem, esse inesquecível oficial permanecerá, de geração em geração, vivo em nossas lembranças e na nossa história, como exemplo de vida e de profissionalismo”, ressaltou o deputado estadual Luiz Durão.

O major Márcio Luiz Boni serviu a Polícia Militar por 19 anos, e foi um militar querido e respeitado por praças e oficiais.

“Falamos de sonhos a vida toda e posso garantir que nossas realizações nunca vão parar. Eu não morri ainda. Temos muito ainda para construir. Como militares, juramos defender a sociedade. Nós damos nossa vida para defender a população”. A fala do próprio major Boni traduziu parcialmente o espírito aguerrido, altruísta e voluntário desse oficial, que apesar de ter lutado heroicamente contra a enfermidade que o acometera, faleceu no dia 18 de setembro de 2013, aos 36 anos, em razão de um sarcoma, um tipo de câncer raro e violento que equivale a apenas 1% dos cânceres diagnosticados. No entanto, seu exemplo de humanidade, hombridade e liderança subsistirão ao decurso tempo e da história.

“Honroso é saber que um policial de tamanha grandeza e dignidade humana, um profissional notável, que comandou nossa Unidade com tamanho desvelo e excelência, dê nome a ela. É o reconhecimento da influência dos feitos notáveis do major Boni, não só para a nossa Unidade, mas para toda a Polícia Militar. Major Boni era possuidor de características que ilustram e representam o espírito dos policiais da Rotam”, destacou o subcomandante da Unidade, major Marco Antonio Telles Deorce.

Na opinião do atual Comandante da Rotam, tenente-coronel Alessandro Juffo Rodrigues, a homenagem é extremamente importante e expressa o sentimento de admiração de todos os militares estaduais pela pessoa daquele profissional.

“O major Boni, além de um grande amigo foi, sobretudo, um profissional exemplar e extremamente dedicado. Foi primeiro colocado no concurso e no Curso de Formação de Oficiais”, disse o tenente-coronel Juffo. Com essa homenagem o comandante da Rotam acredita que a história da Polícia Militar do Espírito Santo se enriquece, pois, segundo suas palavras, “o oficial homenageado foi um exemplo para várias gerações de oficiais, sendo um exemplo também para todas as pessoas que se deparam com grandes dificuldades e não encontram coragem para enfrentá-las. Ele teve coragem e enfrentou, desafiando a medicina e os mais incrédulos da sua força de vontade”, concluiu o tenente-coronel Juffo.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard