Governo do Estado do Espírito Santo
26/03/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h54

Unidade Especializada da PMES lança Projeto de Adestrador de Cães para jovens carentes

O Batalhão de Missões Especiais e a Estação Conhecimento lançaram oficialmente nessa semana o projeto Adestrador de Cães, voltado para jovens carentes matriculados na rede pública de ensino da Grande Vitória. O curso é gratuito e está previsto para iniciar no dia 22 de abril. As inscrições começam no próximo dia 04 de abril e devem ser feitas na Estação Conhecimento, em Cidade Continental, na Serra.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades civis e militares, representantes comunitários e jovens interessados em participar do projeto. Durante a cerimônia, o presidente da Estação Conhecimento, Eugenio Fonseca, destacou a importância da iniciativa e mostrou outros projetos desenvolvidos pela Estação Conhecimento, fazendo uma análise das mudanças sociais que essas ações provocam na vida das famílias envolvidas e na comunidade de modo geral.

Na parceria, o Batalhão de Missões Especiais será responsável pelas ações técnicas e educacionais, enquanto a Estação Conhecimento disponibilizará a estrutura para as aulas, incluindo uniforme, vale-transporte e lanche aos alunos que frequentarão os 25 dias de curso.

O projeto prevê a inserção de jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Segundo o comandante do BME, tenente-coronel Ramalho, a iniciativa oferece uma grande oportunidade aos interessados. “É uma chance de aprender um ofício técnico, cujo mercado está em ampla expansão. Os jovens agraciados poderão, inclusive, tornarem-se pequenos empresários, administrando seus próprios canis. O que nos importa, de fato, é oportunizar a possibilidade de emprego, com salário digno, em uma profissão altamente rentável e, ao mesmo tempo, afastá-los do aliciamento exercido por criminosos”, disse o comandante.

Ao final da cerimônia, aconteceu uma apresentação com cães para o público presente. O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) disponibilizou o helicóptero da PMES para levar a equipe de adestradores. A aeronave pousou no campo de futebol, localizado ao lado de onde ocorreu a cerimônia, e desembarcou os militares com seus cães. Em seguida, eles simularam uma abordagem policial, lançando o animal para capturar o “suspeito”, mostrando uma de suas várias utilidades. Logo depois, fizeram demonstrações de adestramento básico com cães. A surpresa deixou a plateia bastante empolgada.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard