Na manhã dessa quarta-feira (30), o Batalhão de Missões Especiais (BME) recebeu a ilustre visita de Jonh B. Alexander, Coronel aposentado do Exército Norte Americano, que fez questão de conhecer as dependências da Unidade e as técnicas e tecnologias não-letais utilizadas pela tropa.
O Coronel Alexander iniciou sua carreira no exército americano em 1956, tendo atuado na Tailândia e no Vietnã. Alguns conceitos de armamentos não letais desenvolvidos pelo Coronel foram utilizados pelo exército americano. Sua experiência na área o habilitou a escrever vários livros sobre o assunto.
Durante a visita, foi exposto ao Coronel todo material não-letal disponível no BME para atuação no controle de distúrbios civis, negociação e time tático. As demonstrações também expuseram o alto nível de capacitação e de treinamento dos policiais militares dentro do cenário da segurança pública mundial. “A PMES está em perfeita harmonia com as demais polícias do mundo”, ressaltou o Coronel Alexander ao prestigiar o comando do BME.
O Coronel veio ao Brasil com a finalidade de ministrar uma palestra na abertura do Curso de Instrutor de Uso Proporcional da Força e Técnicas Não-Letais promovidos pela Polícia Militar do Espírito Santo. O Batalhão de Missões Especiais ocupa um lugar de destaque dentro da instituição como precursor na utilização dessas tecnologias, que hoje se expandem por meio de instruções e cursos com notoriedade nacional e internacional oferecidos pela unidade.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573