O comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, divulgou na tarde dessa terça-feira (10) um comparativo das ocorrências atendidas pela Polícia Militar no período de janeiro a dezembro de 2016 e o resultado das ações desencadeadas nos nove municípios sob a responsabilidade do 2º BPM, comparado com o mesmo período de 2015. Bem como as ações desencadeadas na área de atuação da Unidade.
O Comandante destacou que as ações que vêm sendo realizadas em toda área da Unidade e no perímetro das divisas com os Estados da Bahia e Minas Gerais, que compreende os municípios de Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Vila Pavão, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo, têm trazido resultados expressivos na redução dos índices de violência e criminalidade.
Os dados coletados e analisados na área do 2º BPM demonstram que o resultado foi alcançado, pois nos nove municípios que estão sob a administração e comando do tenente-coronel Aleixo, houve uma redução de quase 40% no índice de homicídios (2016) se comparado com o ano anterior (2015), sendo que de acordo com o Comandante do 2º BPM, praticamente todos os assassinatos intencionais foram elucidados, muitos deles por meio do Serviço de Inteligência, apoiando o Ministério Público e a Polícia Civil. Um exemplo é o município de Pinheiros, que saiu da 29º para a 47º colocação no ranking das cidades mais violentas do Brasil.
Nos municípios de Mucurici e Ponto Belo não houve nenhum homicídio durante o ano de 2016, ficando entre as 11 cidades do Estado que não registraram este tipo crime.
Quanto aos delitos contra a vida, especialmente tentativas de homicídios, também houve uma redução em 2016 de 11,9%, comparado com o ano anterior, assim como o crime de ameaça que teve uma redução de 19,9%.
No decorrer de 2016 foram realizadas 12975 operações policiais ordinárias, que acarretou um aumento de 9%, comparado com os meses de 2015. Ao final das ações foram detidas 1677 pessoas, apreendidos 567 adolescentes infratores, bem como apreendidas 176 armas de fogo e uma expressiva quantidade de drogas.
De acordo com o Comandante um dos fatores que auxiliaram nesses resultados foram as grandes operações implementadas em conjunto com as coirmãs polícias militares do outros Estados da Federação e a polícia civil.
Para o Comandante essas ações empreendidas por meio das Operações Integradas entre a Polícia Militar e a Polícia Civil (AISP 02), coordenadas pelo tenente-coronel Aleixo e pelo Delegado Chefe da 17° Regional, Líbero Penello de Carvalho Filho, bem como outras ações realizadas em todo o Norte do Estado, não teriam o mesmo sucesso se não fosse o apoio incondicional do Comandante de Policiamento Ostensivo Norte, responsável pela Área Norte/Noroeste (RISP 02), que resultou no cumprimento de diversos Mandado de Prisão e Busca e Apreensão expedidos pelo Poder Judiciário.
Também foram desenvolvidas campanhas preventivas de trânsito, atuação da Patrulha da Comunidade, eventos comemorativos e culturais, reuniões com os diversos segmentos representativos, além da aproximação com a sociedade como um todo, que tem agido conjuntamente com a Polícia Militar para prevenir e reprimir a violência e a criminalidade na área do 2º BPM.
O tenente-coronel Aleixo aproveitou a oportunidade para agradecer o efetivo do 2º BPM, pelo empenho e dedicação demonstrada na atuação profissional de contenção ao avanço da criminalidade na região, bem com a sociedade civil que vem contribuindo com a Polícia Militar denunciando criminosos foragidos da justiça e outras práticas delituosas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573