Governo do Estado do Espírito Santo
29/11/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h57

Unidade da Polícia Militar supera o ano de 2012 nas apreensões de armas e munições

O número de armas de fogo apreendidas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) aumentou 75% nos primeiros dez meses de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados divulgados foram apreendidas 240 armas de fogo, entre espingardas, revólveres, pistolas e garruchas, contra 137, em 2012.

A Unidade Especializada também registrou um aumento de 5,4% na apreensão de munições de vários calibres nesses primeiros dez meses de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram apreendidas 2.136 munições de vários calibres. Em 2012, esse número chegou a 2.025.

Para o comandante do Batalhão, tenente-coronel Francisco José Silva Gomes, os números até aqui demonstram o comprometimento dos policiais militares distribuídos nas quatro companhias coibindo os atos de caça e agindo preventivamente no controle dos crimes ambientais através de um sério trabalho de inteligência, apoiado pela sociedade capixaba na solicitação de atendimento dos crimes contra a fauna silvestre brasileira e pelo Ministério Público e Poder Judiciário das diversas Comarcas na emissão de Mandados de Busca e Apreensão.

O comandante informou ainda que o BPMA tem como principal objetivo a preservação da ordem pública em seu aspecto ambiental, mas durante as diligências todo o efetivo está orientado e atento a outros tipos de crimes, e que a apreensão dessas armas e munições certamente contribuem para diminuição de outros tipos de delitos.

“Essas armas e munições poderiam ser usadas em crimes contra o patrimônio e contra pessoas, por isso ressaltamos a importância da atuação da Polícia Militar Ambiental na zona rural, na preservação dos recursos naturais, do patrimônio e, principalmente, da vida humana”, acrescentou o comandante.

Interação Polícia Ambiental e comunidade

Todas as principais ocorrências, incluindo as apreensões de armas e munições, são divulgadas para o site da PMES e imprensa em geral, contribuindo assim para que a população acompanhe e possa fazer as suas denúncias.

“Cada matéria publicada além de prestar contas à sociedade das ações desenvolvidas pela unidade, faz com que circulem as informações voltadas à conservação da natureza e esclarece as possíveis dúvidas sobre o tema, aproximando cada vez mais a população capixaba da sua Polícia Ambiental e gerando uma confiança ainda maior para que o cidadão sinta-se à vontade para solicitar ações de fiscalização. Por outro lado, a divulgação dos trabalhos realizados funciona como agente inibidor de infrações contra o meio ambiente, prevenindo a ocorrência de eventuais danos aos recursos naturais do nosso Estado, resultando em mais denúncias contribuindo com nossas ações e consequentemente uma maior apreensão de armas e munições”, esclareceu o comandante da Unidade.

Contatos com o BPMA

Região Centro/Serrana: (27) 3636-0173
Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151
Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663
Região Sul: (28) 3521-3358
E-mail: bpma@pm.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard