As comunidades dos municípios de Pancas, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg e São Domingos do Norte têm acompanhado mudanças na rotina de atuação da Polícia Militar nesses municípios. Desde o mês de junho, o 8° Batalhão da Polícia Militar intensificou as ações de prevenção e de repressão qualificada. A mudança faz parte das medidas que vêm sendo desenvolvidas pelo Comando da Unidade, a fim de otimizar o patrulhamento dos municípios de responsabilidade da 3ª Companhia do 8º BPM. Uma das mudanças é a atuação do Grupo de Apoio Operacional (GAO).
O GAO desenvolve suas ações priorizando a repressão qualificada. No ano de 2014 foram apreendidas 50 armas de fogo nos municípios atendidos pela 3ª Companhia do 8° BPM. Em 2015, apenas no 1º semestre, foram apreendidas um total de 13 armas de fogo somente na cidade de Pancas. Somadas às apreensões das outras três cidades, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg e Alto Rio Novo, chega-se à quantia de 20 armas de fogo apreendidas pelas equipes de radiopatrulha apenas no 1° semestre de 2015.
O comandante da 3ª Cia do 8° BPM, capitão Ricardo, destaque que algumas estratégias vêm sendo desenvolvidas pelo Comando a fim de proporcionar às comunidades atendidas maior sensação de segurança. “Disponibilizar uma base operacional do GAO na cidade de Pancas possibilitará maiores condições de mobilidade aos militares que atuam nas equipes de Patrulhamento Tático Motorizado. Antes, esse apoio partia da cidade de Colatina. Agora, temos esse recurso permanente por aqui. Isso demonstra um comprometimento efetivo do Comando a fim de que as comunidades tenham um atendimento diferenciado no âmbito da segurança pública”, assinalou o comandante da 3ª Cia.
O Subcomandante do 8º BPM, major Rômulo, aponta que uma das características dos militares componentes do Grupo de Apoio Operacional é o condicionamento físico e psicológico adquirido durante as instruções de nivelamento, somados à técnica apurada no âmbito das atividades de patrulhamento. “As cidades de Pancas, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg e São Domingos do Norte passam a contar com um grupo extremamente qualificado com vistas a diminuir os índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio nas cidades de atuação. Importante destacar que as equipes de radiopatrulha manterão a excelência no atendimento às comunidades, todavia, teremos a atuação de mais esse recurso no âmbito das atividades operacionais da 3ª Companhia”, assegurou.
Em se tratando do patrulhamento tático motorizado, o major Rômulo explica: “As atividades do Grupo de Apoio Operacional se desenvolvem com base em uma doutrina. É uma modalidade de policiamento ostensivo desenvolvida por meio do processo motorizado, visando a prevenção e repressão qualificada à criminalidade, de forma suplementar às demais modalidades”.
O major destacou ainda que as atividades do GAO são desenvolvidas em apoio ao policiamento ostensivo geral ou comunitário, sendo a reserva tática a ser empregada pelo Comandante do Batalhão ou das Subunidades. Dessa forma, o oficial salienta que as atividades do GAO nas cidades abrangidas pela 3ª Companhia do 8º BPM não visam substituir nenhum outro policiamento executado, mas sim, apoiar as suas atividades.
O Subcomandante assinalou ainda que as comunidades podem auxiliar o trabalho da PM nessas localidades, por meio de denúncias anônimas pelos telefones 190 e 181, o Disque-Denúncia.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573