O 2° Batalhão da Polícia Militar em Nova Venécia implementou um projeto cultural, que consiste em demonstrar de forma lúdica e educativa, através do teatro, temas de grande importância para a sociedade, tais como a prevenção e repressão de crimes e a conscientização no trânsito para a diminuição de acidentes.
Idealizado pelo Comandante da Unidade, o tenente-coronel Sebastião Aleixo dos Santos Batista, o projeto “Batalhão Cultural” consiste também em transmitir informações a respeito da abordagem policial, que é um instrumento para proteção do cidadão, pois demostra os direitos e deveres da pessoa abordada.
O teatro é uma linguagem cultural que ajuda na conscientização e aprendizado. Esperamos com mais essa ferramenta, prevenir e diminuir delitos, além de estreitar os laços com a comunidade Veneciana e região, disse o Comandante.
O grupo de teatro Batalhão Cultural é composto por 14 alunos soldados do Curso de Formação de Soldados CFSd 2014/2, sob a coordenação da soldado Tatiani Celeste do Santos e colaboração e parceria do secretário de Cultura e Turismo Anderson Sabino. Os trabalhos foram iniciados no mês de maio deste ano e trata-se de uma atividade voluntária, ressaltou o tenente-coronel Aleixo.
Na última quinta-feira (09), o grupo fez uma apresentação na sala de aula do 2º BPM, com o tema abordagem policial, para um público de aproximadamente 70 militares, entre oficiais e praças da administração e alunos soldados em formação na Unidade.
O grupo já tinha feito duas apresentações para alunos e professores do IFES, sendo uma no mês de maio na cidade de Montanha e a outra no mês de junho em Nova Venécia. Também no mês de junho, o grupo fez uma apresentação durante o Congresso de Homens Batista, que tinha como tema “Submissão as autoridades”, realizado em um cerimonial, na cidade de Nova Venécia.
De acordo com o tenente-coronel Aleixo, o projeto Batalhão Cultural é uma novidade no trabalho da Policia Militar. O projeto vem sendo muito bem aceito pelos militares do Batalhão e a sociedade em geral.
Em princípio, as apresentações serão realizadas nas escolas, mas a ideia do Comando é estender para os bairros, além de outras cidades. Os ensaios são realizados em média de três vezes por semana, nas dependências do 2° BPM, e a apresentação dura em torno de 20 a 40 minutos.
No início do mês de junho, foi realizada na sala do Comando do 2° Batalhão de Polícia Militar, uma reunião onde estiverem presentes o tenente-coronel Aleixo, a Coordenadora do Projeto “Batalhão Cultural”, soldado Tatiani Celeste do Santos, o Secretário de Cultura e Turismo Municipal, Anderson Oliveira Sabino, a Secretária de Educação, Risonete Maria Oliveira Macedo e a Coordenadora de Programas e Projetos Educacionais do Município, Vanda Bernadé Francischetto Milleri. A reunião teve como finalidade planejar ações colaborativas de união e interação entre a Polícia Militar e as escolas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573