Governo do Estado do Espírito Santo
23/07/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h32

Unidade da Polícia Militar de Cariacica recebe novo comandante

O 7º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento no município de Cariacica, recebeu o novo comandante durante uma solenidade de passagem de comando, realizada na manhã desta quinta-feira (24), no pátio da Unidade. O tenente-coronel Alessandro Juffo Rodrigues assumiu a função deixada pelo tenente-coronel Aleksandro Ribeiro de Assis.

A solenidade foi agraciada com a presença do Comandante Geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos e do Subsecretário de Integração Institucional da Secretaria Estadual da Segurança Publica (Sesp), Guilherme Pacífico, além de outras autoridades civis e militares, assim como os familiares e amigos do tenente-coronel Alessandro Juffo Rodrigues e do tenente-coronel Aleksandro Ribeiro de Assis.

Na oportunidade o tenente-coronel Aleksandro Ribeiro de Assis fez um balanço do tempo em que ficou à frente da Unidade, destacando que foram um ano e três meses em que muitas coisas aconteceram, resultando em um saldo positivo.

“Quando recebi a informação de que assumiria o Comando do 7º Batalhão, o orgulho e apreensão surgiram de imediato. Orgulho por ter sido indicado para comandar uma das Unidades da Polícia Militar, aspiração que todo oficial tem ao iniciar sua carreira. E apreensão surgiu a reboque deste orgulho, e vinha de diversos questionamentos que somente poderiam ser respondidos com o passar do tempo”, destacou o tenente-coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, que ao deixar o comando do Batalhão desejou ao sucessor, o tenente-coronel Alessandro Juffo Rodrigues, companheiro de caminhada desde o ingresso na Polícia Militar, ciente de sua capacidade e das características inerentes ao oficial com sua trajetória, “que sua permanência a frente do batalhão seja tão gratificante quanto foi para mim”.

Agradecido pelo trabalho desenvolvido pelos militares do 7º Batalhão, o Comandante Geral, Coronel Edmilson dos Santos, destacou o dever cumprido por toda a tropa da Unidade, assim como apontou a certeza de que o bom trabalho será continuado, pelas mãos do tenente-coronel Juffo.

“O tenente-coronel Assis soube conduzir a tropa de maneira serena, porém com autoridade, técnica e interatividade junto à comunidade. Com a escolha do tenente-coronel Juffo, tenho certeza de sua competência junto à tropa. Cariacica terá um trabalho continuado”, salientou o coronel Edmilson.

Perfil do novo comandante do 7º Batalhão

O tenente-coronel Alessandro Juffo Rodrigues, novo comandante do 7º batalhão, é formado pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo declarado Aspirante em 1994 e Especialista em Gestão de Segurança Pública, pela Faesa, em 2006.

Entre os cursos de especialização profissional estão o de Polícia Interativa, realizado em 1997, Técnicas de Investigação de Crimes Violentos, ofertado pela Polícia Civil do Distrito Federal em 2000, Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, ministrado pelo Bope, em 2002 e o Curso de Operações Especiais, realizado pelo Grupo de Ações Táticas Especiais da PMMG, em 2003, entre outros cursos.

Quanto à experiência profissional, já foi Chefe da Seção de Contra-Inteligência da Dint, entre 1998 a 2001. Serviu no Batalhão de Missões Especiais entre os anos de 2001 a 2006 e desde 2012 era comandante do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam).

Tanto na Polícia Militar, quanto em instituições privadas, também exerceu funções de instrutor, ficando a frente de disciplinas como as do Curso de Ações Táticas Especiais, realizado pelo BME e professor no Curso Superior em Tecnologia de Segurança Privada e do Cidadão, na Universidade de Vila Velha.

Solenidade de passagem de comando

Com a tropa formada no pátio do Batalhão, tendo a frente o capitão Guimarães Rocha, a cerimônia de passagem de comando teve início. Acompanhados pela Banda de Música da Polícia Militar, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro.

Após a leitura do texto alusivo ao evento e do boletim especial com a publicação da troca de comando, foi realizada então a passagem, quando o substituto e o substituído se colocaram em seus dispositivos diante do Comandante Geral. Após o ato, o comandante substituído recebeu uma placa de homenagem e acompanhou seu substituto em revista tropa.

Em continuação, autoridades se pronunciaram e após o fim da solenidade foi realizada o descerramento da placa do tenente-coronel Aleksandro Ribeiro de Assis na galeria de ex-comandantes do 7º Batalhão.

Histórico do 7º Batalhão

A criação do 7º Batalhão ocorreu com o decreto nº 2711-N de 04 de outubro de 1988. Desde a sua criação a sede da Unidade encontra-se no atual endereço.

Seu primeiro comandante foi o coronel Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro. O do tenente-coronel Aleksandro Ribeiro de Assis foi o 21º comandante da Unidade.

Inicialmente o Batalhão era responsável pelo policiamento nos municípios de Cariacica, Viana, Santa Leopoldina, Domingos Martins e Marechal Floriano. Hoje atende somente o município de Cariacica.

Seu efetivo atua em diferentes modalidades de policiamento, entre eles motopatrulha, ciclopatrumanento, policiamento comunitário a pé e em radiopatrulhas.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard