Durante os últimos dias, militares do 2º Batalhão da PMES participaram da operação “Brasil Integrado”. A ação policial iniciou-se no ultimo dia (29), nas divisas da Região Norte do Espírito Santo com o estado de Minas Gerais.
De acordo com o Comandante do 2º BPM, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, o objetivo da operação é de reforçar o policiamento nas divisas do Norte do Espírito Santo com Minas Gerais, para a atuação em conjunta de abordagem e fiscalização nos principais pontos da divisa.
Segundo o Comandante, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) vem buscando uma convergência de esforços e interesses, objetivando a estruturação de um esquema de segurança pública voltado ao evento “Olimpíadas 2016”. Desse modo, os diversos órgãos estatais de segurança pública tomaram a iniciativa de planejar e executar operações que buscam aglutinar forças dos entes municipal, estadual e federal, no intuito de potencializar a força estatal em busca do controle das ações criminosas praticadas por indivíduos que causam prejuízos à sociedade.
Conforme tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, durante a operação foram realizadas abordagens e fiscalização as pessoas, objetivando buscar criminosos da Justiça, veículos com restrições judiciais e administrativas, armas de fogo, munição e drogas ilícitas, de forma a coibir ações criminosas e promover a sensação de segurança nas comunidades da região.
Para o tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, o resultado geral da operação “Brasil Integrado” foi positivo, já que nos sete dias foram abordados 243 veículos e 274 pessoas, resultando na apreensão de quatro veículos, na confecção de sete autos de infrações, na prisão de um acusado de tráfico de drogas e na apreensão de entorpecentes.
A operação foi realizada em todo pais, envolvendo as instituições integradas, como a Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES), Polícia Federal/SRPF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro – 38º BI, Receita Federal e IDAF.
O Comandante acrescentou que a operação “Brasil Integrado” chega num excelente momento, visto que já estava em seus planos, ações no sentido de realizar, não só operações de bloqueio em conjunto com a Polícias Mineiras e Baianas, mas um trabalho integrado para o planejamento de ações públicas da área de segurança, principalmente ao que concerne as ações de inteligência. O tenente-coronel Aleixo já programou uma visita de aproximação com seu Estado Maior ao Batalhão em Teixeira de Freitas/BA, visando à construção de uma força tarefa perante a tríplice fronteira.
No dia 31 de julho, o tenente-coronel Aleixo esteve visitando a sede da 24ª Companhia Independente da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, sediada na cidade de Nanuque, onde se reuniu com o capitão Leonardo Marques para tratar de assuntos alusivos a segurança pública nas divisas entre os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Na ocasião o tenente-coronel estava acompanhado do Subcomandante, major Fábio Fachetti e os capitães Leonardo Cavatti e Amarildo Adolfo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573