O 1º Batalhão da PMES recebeu a comitiva da Polícia Nacional do Japão para uma visita à Unidade, nessa quinta-feira (19). A ação faz parte de um convênio entre a PMES, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Ministério da Justiça (MJ). Tem por objetivo avaliar a implantação dos projetos vinculados à filosofia de policiamento comunitário no ES.
Por parte da comitiva japonesa, participaram o Inspetor da Polícia Nacional do Japão, Koichi Maruyama, o Representante da JICA, Taku Ishimaru, o representante do MJ, Capitão Marcelo Nogueira, a intérprete Yoshico Oyama.
Dentre as atividades desempenhadas na área da Unidade, foi realizada uma apresentação da estrutura do batalhão, bem como os dados estatísticos da cidade de Vitória. A apresentação foi feita pelo comandante da Unidade, o Tenente Coronel Márcio Eugênio Sartório. A ênfase foi nas atividades de policiamento comunitário, nas ações preventivas de ocupação desenvolvida nos morros da Capital e no Programa Crack É Possível Vencer.
Após esse momento, a comitiva subiu a região do bairro São Benedito para conhecer as instalações e como é desenvolvido o projeto de Polícia Interativa realizado no aglomerado da Penha e por fim conheceram a forma de atuação das duas bases do programa Crack É Possível Vencer. Uma delas localizada em frente à Rodoviária de Vitória e a outra na Praça Pio XII, ambas na região do Centro de Vitória.
Na oportunidade do encontro, o chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC da PMES, Major Sandro Roberto Campos, palestrou a cerca do Programa Crack É Possível Vencer aplicado em Vitória e do Programa Estratégico do comando da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, como uma das ferramentas de polícia comunitária da instituição.
Segundo o comandante da Unidade, “essa interação entre as polícias capixaba e japonesa serve como uma troca de experiências, e ainda, podemos demonstrar que a qualidade da polícia capixaba no enfrentamento dos desafios impostos, mesmo limitados por uma legislação arcaica e recursos não compatíveis, são satisfatórios, pois conseguimos alcançar bons resultados”.
Prestigiou o evento o diretor da Associação Nikkei e da escola modelo de língua japonesa de Vitória, Hachiro Ouchi.
As visitas também fazem parte da programação montada pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) em comemoração aos 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573