O 1º Batalhão da Polícia Militar está comemorando hoje (20) o aniversário de 53 anos da unidade. A data traz uma reflexão a cerca da história de seu surgimento, que é paralelo à origem da PMES, haja vista ter sido o primeiro elemento operacional da instituição.
Antes de ter esse nome, o 1ºBPM obteve várias denominações ao longo de sua existência. Sua raiz teve início com a ocupação do Quartel do Comando Geral de Maruípe, em 23 de julho de 1938. Logo em seguida, a PMES teve a sua primeira subunidade, com o nome de Companhia de Polícia Especial subordinada ao comandante geral. Durou 15 anos, até ser extinta e se transformar em Companhia de Guardas.
A Polícia Militar teve várias reorganizações em sua estrutura ao longo do tempo. Em uma dessas, no governo de Francisco Lacerda de Aguiar, em 1956, a organização é novamente alterada e surge então o Batalhão Especial de Policiamento Ostensivo da PMES (BEPO), com a missão de otimizar as atividades de policiamento ostensivo já então iniciadas. Em 20 de março de 1964, data em que se comemora o nascimento do 1º BPM, o mesmo governador, em seu segundo mandato, cria o Batalhão de Polícia, que posteriormente recebe o nome de 1º Batalhão da Polícia Militar, no mandato de Cristiano Dias Lopes.
Atualmente o 1º Batalhão é responsável pelo policiamento da região insular da cidade de Vitória, com quase 34 quilômetros de extensão territorial e uma população superior a 350 mil habitantes. Conta com um efetivo de 623 policiais militares a comando do tenente-coronel Márcio Eugênio Sartório e subcomando do major João Eduardo Martinelli Júnior.
No auge dos 53 anos de vida, o Batalhão celebra mais um aniversário com uma competente atuação da tropa nos serviços prestados em prol da segurança, conquistando índices que colocaram o Espírito Santo como referência nacional. Vitória foi considerada em 2015 a capital brasileira com maior queda no índice de mortes violentas (43,6%) e em 2016 alcançou o título de terceira capital menos violenta do país, ficando atrás apenas de São Paulo e Florianópolis. Chegou a uma redução de homicídios de 31% no ano passado e de 60% em dois anos, com a vantagem de guardar a cidade com absoluto zelo a ponto de conquistar a marca de 36 dias sem ocorrer nenhum homicídio, fechando 2016 com apreensão de mais de uma tonelada de drogas.
“Esse saldo positivo, por parte da Polícia Militar, está diretamente relacionado ao trabalho proficiente e diuturno de 623 homens e mulheres que abdicaram do convívio familiar e arriscaram suas vidas na pacificação de nossa capital. Nossa missão segue sendo cumprida com responsabilidade e parceria com outros órgãos e a sociedade, primando pela valorização do capital humano de nossa tropa, que enfrentou e venceu muitos desafios almejando sempre a primazia no cumprimento do dever”, opinou tenente-coronel Sartório.
Informações à Imprensa:
Diretor-Adjunto de Comunicação Social PMES
Tenente-Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573