Governo do Estado do Espírito Santo
09/08/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h23

Unidade da PM realiza cerca de mil visitas tranquilizadoras no Sul do Estado

Policiais militares do 9º Batalhão realizaram cerca de mil visitas tranquilizadoras em 2015, em toda região abrangida pela unidade, que engloba os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul, Castelo e Vargem Alta.

Como parte do programa de enfrentamento à violência doméstica e familiar, a Polícia Militar tem intensificado as ações do projeto, que realiza visitas pessoais às mulheres vitimadas que possuem medidas protetivas de urgência contra seus agressores. Em abril deste ano, as equipes de serviço da 1ª Cia, com sede em Cachoeiro de Itapemirim, participaram de um curso de visitas tranquilizadoras às mulheres vítimas de violência doméstica, para pôr em prática essa interatividade com mais conhecimento e segurança.

De acordo com o subcomandante da 1ª Cia, Tenente Rogério da Costa Schenerocke, o objetivo principal das visitas tranquilizadoras preventivas é criar um elo entre a Polícia Militar e a comunidade, trabalhando de forma proativa, buscando a confiança das pessoas visitadas, ouvindo suas principais necessidades e opiniões.

“A Patrulha da Comunidade também tem sido uma ferramenta de policiamento bastante empregada nesse tipo de relação com moradores e comerciantes, com um efetivo de mais de 35 policiais militares. Algumas regiões como o Centro da cidade, Aeroporto, BNH, Vilage e Zumbi tem contado com esse método de policiamento durante todo o dia. Os Sargentos André, Joaquim Andrade, Salvador e muitos outros policiais militares têm se dedicado na aproximação com a população”, afirma.

Além das visitas preventivas, existem também as situações nas quais a pessoa visitada foi vítima de crimes e a presença do policial militar é importante, principalmente para tranquilizar a pessoa e também buscar informações a respeito do fato. Só no primeiro semestre, 819 visitas foram realizadas.

“É importante que a sociedade saiba que a PM está disposta a buscar soluções para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Temos consciência que a melhor maneira é através da aproximação, pois também somos parte da comunidade e nossas ações são pautadas na confiança mútua e na parceria com o cidadão, em benefício do todo”, finaliza o subcomandante.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard