Policiais militares do 9º Batalhão recém-formados no XX Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), encerrado na última sexta, em Cachoeiro de Itapemirim, reuniram-se hoje (18) com o comando da Unidade para definir as diretrizes de aplicação do programa e a distribuição do efetivo pelas escolas dos seis municípios atendidos pelo 9º Batalhão, que são Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Atílio Vivacqua, Muqui, Vargem Alta e Castelo.
Agora são 32 novos instrutores com previsão de iniciar a aplicação do programa já no próximo mês. Em Cachoeiro de Itapemirim, a expectativa é que no primeiro semestre serão formadas cerca de 1.200 crianças do 5º e 7ºano do ensino fundamental. O levantamento ainda está sendo feito nas demais escolas das outras regiões do Sul do estado. Inicialmente, 15 instituições deverão ser contempladas com o programa, segundo informações do coordenador pedagógico do Proerd no 9ºBPM, cabo Jorgemar Nunes Cunha.
De acordo com o Comandante do 9ºBPM, Cleverson Mancini Lyra, a chegada dos novos instrutores é um estímulo para que o programa continue sendo disseminado com efetividade, e que cada vez mais as crianças possam conhecer esse trabalho policial e estar prontas para dizerem “não” às drogas e à violência.
“O objetivo é criar uma aproximação entre a criança e o policial militar, que, muitas vezes é comprometida devido à negação e ao medo que ela sente. E assim, trabalhar para que cada vez mais crianças sejam preparadas a renunciar às drogas. Ano passado alcançamos o 2º lugar geral entre as Unidades da PMES no estado que mais realizaram atendimentos do Proerd. Espero que em 2015 possamos trabalhar para manter esses números e sempre buscar o aperfeiçoamento”, finalizou.
O Proerd
O programa chegou ao Espírito Santo no ano 2000 com a formação dos primeiros instrutores e em 2001 formaram-se as primeiras turmas de alunos.
O Programa é direcionado para os alunos da educação infantil/anos iniciais, 5º e 7º anos do ensino fundamental e ainda o currículo para Pais. Trata-se de um programa de prevenção primária que visa ensinar a criança em seu ambiente comum, a escola, a tomar decisões seguras e responsáveis com relação ao oferecimento de drogas e ações que levem à violência, em especial o bullying que é a violência que ocorre dentro da escola.
De acordo com Coordenação Estadual do Proerd, foram formados até 2014, 250 mil alunos em todo o estado e pretende-se, com os novos instrutores formados em seis turmas ao logo de 2015, formar mais 50 mil alunos da rede pública e privada.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573