Governo do Estado do Espírito Santo
06/02/2016 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 12h11

Unidade da PM prepara implantação do projeto social “Artes Marciais: Lutando Pela Vida” em bairro de Vitória

O 1º Batalhão da Polícia Militar prepara a implantação do “Projeto Social Artes Marciais: Lutando pela Vida”, que será desenvolvido no Bairro da Penha, em Vitória, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória. O projeto foi idealizado e redigido pelos policiais militares da 3ª Companhia do 1º BPM que atuam diariamente na região dos bairros da Penha, São Benedito, Itararé e Bonfim.

Segundo o Tenente Joilson, comandante do policiamento local e um dos idealizadores do projeto, “a nossa proposta é que a Polícia Militar possa ser uma referência para os jovens dessas comunidades”.

A instalação do Posto Policial, no antigo ponto final do Bairro da Penha, com o objetivo de ocupar o terreno, já aproximou a população local. E reprimindo o crime, os policiais perceberam que as crianças dos bairros ficam ociosas em uma grande parte do dia. Os policiais então se reuniram e foram em busca de algo diferente que poderia ser oferecido a elas. Surgindo assim, o Projeto Artes Marciais: Lutando pela Vida.

Partiram então em busca de parceiros que poderiam contribuir para a realização desse desejo, e um desses parceiros, é a Prefeitura Municipal de Vitória, que cederá os equipamentos necessários para aplicação das aulas práticas dos alunos.

As aulas de Kung Fu serão aplicadas pelos professores militares e civis que já manifestaram o interesse em exercer esse trabalho em conjunto com a Polícia Militar.

A sede do projeto será no andar superior ao Destacamento da Polícia Militar do Bairro da Penha. As crianças participantes do projeto serão acompanhadas de perto pelos profissionais, e inclusive, no ambiente escolar.

Segundo o Subcomandante do 1 º BPM, Major João Eduardo Martinelli Junior, “esse projeto é fruto do trabalho de observação e do desejo dos policiais de fazerem algo a mais para a comunidade, na qual estão inseridos e desempenhando com eficiência o tralhado policial militar. Esse olhar humano da polícia, é o que nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo. A região que era conhecida pelo intenso envolvimento de alguns moradores com o crime, agora, poderão escrever uma nova história, iniciada por esses jovens que estarão participando desse projeto”.

O PROJETO

Foi inspirado no projeto Kung Fu Social, desenvolvido pela Associação Kung Fu Estilo Pai Hao Chuan, que hoje é a Stallony Teen, uma Instituição Filantrópica, que ajuda as crianças, jovens e adultos na sua formação social através das artes marciais.

O objetivo é oferecer, através da prática de artes marciais, oportunidades de interação entre as comunidades e a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, onde o policial militar seja identificado como uma referência positiva para esses alunos.

Alguns critérios serão adotados para a realização da matrícula das crianças, entre eles, a disciplina pessoal e estar matriculado e frequentando uma rede de ensino.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Aldalea Antunes Beltrame
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard