Governo do Estado do Espírito Santo
09/12/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h49

Unidade da PM intensifica abordagens e blitz durante Operação Natal

O 9º Batalhão da Polícia Militar intensificou as atividades, nesta semana, em decorrência do inicio da Operação Natal. A Unidade realiza blitz e abordagens aos condutores de veículos que transitam por Cachoeiro de Itapemirim e municípios vizinhos de abrangência da Unidade, como Muqui, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Castelo e Vargem Alta.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão, Tenente Coronel Alessandro Marin, as festividades natalinas acarretam uma série de mudanças na rotina das cidades, sendo a principal delas, a efervescência no comércio causada pelos preparativos para as festas.

“A grande circulação de pessoas e bens acabam sendo um atrativo para pessoas envolvidas em atividade ilícitas, que veem na ocasião uma oportunidade para aumentar suas atividades criminosas, principalmente no que tange aos crimes contra o patrimônio. Dessa forma, estamos intensificando o policiamento ostensivo preventivo nas áreas comerciais, garantindo a segurança dos cidadãos que circulam nessas regiões”, ressaltou.

Tem sido prioridade na Operação Natal a realização de abordagens a pessoas e veículos através de blitz rotineiras nas entradas e saídas das cidades, alternando também em pontos estratégicos, nas quais circulam um maior quantitativo de pessoas.

Somente em ações realizadas nessa terça e quarta-feira (09), foram abordados 307 veículos, sendo 124 automóveis e 182 motocicletas. Desses, 15 veículos foram removidos e 36 autos de infração foram confeccionados. Ao todo, cerca de 480 pessoas foram abordadas.

“A operação tem por principal objetivo diminuir a criminalidade na cidade como assaltos, furtos de veículos e porte ilegal de arma, como também o tráfico de drogas. Portanto, a Operação Natal acontecerá durante todo o mês de dezembro, onde será intensificada no centro e em todas as mediações das cidades. Em Cachoeiro e Castelo, que são os principais polos comerciais do Sul do Estado, já contam com o emprego de aproximadamente 100 policiais e 28 viaturas, em média, diariamente”, afirmou.

O comandante ressaltou ainda que, apesar dos esforços do policiamento, é importante os comerciantes e a população em geral adotarem práticas para evitar que pequenos crimes contra o patrimônio aconteçam. Ele orienta que as pessoas evitem portar e ostentar pertences valiosos, os comerciantes mudem os hábitos ao transportar valores, e de maneira geral redobrar a atenção em locais críticos, como saída de bancos, estacionamentos de shoppings, no interior de ônibus, entre outros.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard