No dia 30 de agosto a 2ª Companhia do 8º Batalhão começou desenvolver, em diversas escolas no município de Baixo Guandu, ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito. A programação conta com a participação de três militares que apresentam de forma lúdica e descontraída várias informações sobre normas e sinalização de trânsito.
As crianças que participam das ações têm aulas práticas e andam em motos de brinquedo, simulando um veículo em via pública, sendo que percorrem um circuito devidamente sinalizado como prevê o Código Nacional de Trânsito. Nessa atividade, as crianças, que têm idade média entre 3 a 8 anos, transitam nos veículos e aprendem a obedecer às regras de trânsito, pois devem observar o semáforo, respeitar as faixas de pedestre e placas de sinalização.
O ato celebra o início das ações referentes à Semana Nacional de Trânsito, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro. Durante essa semana haverá em Baixo Guandu palestras nas escolas e empresas privadas, blitz educativas com distribuição de material impresso com informações, e ainda uma simulação de resgate de passageiros, vítimas de acidente de trânsito, que será realizada em via pública por Policiais e Bombeiros do Estado do Espírito Santo, dentre outras atividades.
A realização de ações educativas e preventivas na Semana Nacional de Trânsito em Baixo Guandu é um sonho antigo do Comandante do 8º BPM, Tenente-Coronel Rômulo de Souza Dias, e do Comandante da 2ª Cia, Capitão Wagner Batista de Souza, pois a preocupação das pessoas e da administração pública tem sido, nesses últimos tempos, a mobilidade urbana unida à cidadania e aos diversos problemas ambientais. Dessa forma, a cidade tem que se adaptar a esses movimentos para dar prioridade ao pedestre.
A imprudência do condutor de veículo tem sido apontada como sendo a maior causadora dos acidentes de trânsito no país, gerando cerca de 90% desses acidentes. Sendo assim, deve-se reforçar a repressão, mas acima de tudo está a conscientização, a educação no trânsito e o respeito às leis, para que com essas atitudes possamos fazer com que diminuam os riscos de acidente, e o número de mortes.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573