O 1º Batalhão realizou na noite de ontem, segunda-feira (23), nas dependências da Igreja Evangélica Batista de Vitória, no bairro de Jardim da Penha, a formatura de 700 alunos do 5º ano, com idade entre 10 a 11 anos, que frequentaram o Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) em diversas unidades de ensino de Vitória.
A solenidade contou com a animação da mascote do programa, o leãozinho Daren e do Policial Interativo. As crianças se divertiram ao som da Banda de Música da Polícia Militar, que tocou algumas músicas de desenhos animados, como a Pantera Cor de Rosa, Pica-Pau e Tom e Gerry.
O conteúdo do Proerd foi ministrado pelos instrutores do programa em 10 encontros, e no dia de ontem, todos os alunos finalizaram com aproveitamento essa etapa, sendo conferidos aos participantes os certificados de conclusão.
Para Paula Fiorot Massariol Caliari, mãe de um aluno concludente, essa capacitação para o seu filho “foi de suma importância, pois no dia de hoje, onde jovens e crianças estão cada vez mais se envolvendo com drogas, o conteúdo passado do Proerd vai fazer com que ele possa ter condições de escolher a melhor opção, que é longe das drogas, e ainda, serviu para aguçar a vontade dele de conhecer mais a respeito, o que nos permitirá, em casa, sanar as dúvidas que poderão ocorrer”.
Prestigiaram a solenidade, o comandante do CPO-S, Coronel Leonardo Marchezi dos Reis, o subcomandante do 9º BPM, Major Marsuel Botelho Riani, o comandante da 4ª Cia do 1º BPM, Capitão Vitor Galo, chefe da 3ª Seção do 1º BPM, o Capitão Alves Christ, a representante da Coordenação Pedagógica do Proerd, Subtenente Jussara Bragança Rodrigues, o Pastor João de Brito da Igreja Evangélica de Jardim da Penha, o corpo pedagógico das escolas envolvidas, além de familiares dos alunos, ao todo foram aproximadamente 2000 pessoas presentes no evento.
No ano de 2015, o programa completa 15 anos de atuação no Estado do Espírito Santo, sob a coordenação da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC).
O Proerd além de ser uma ação conjunta entre família, escola e a Polícia Militar, é um programa que atua de forma preventiva, e por isso o seu foco está na educação das crianças quanto ao não uso de drogas, fazendo com que elas evitem esse primeiro contato com as substâncias entorpecentes.
Redação nota 10
Quando recebi a notícia de que minha turma ia participar do Proerd eu fiquei muito ansiosa para começar.
A primeira coisa que apendi foi o Modelo de Tomada de Decisão Proerd, o MTDP, com isso, seu que antes de tomar uma decisão devo definir, analisar e depois avaliar para saber se fiz a escolha certa. Também aprendi que as bebidas alcóolicas e as drogas fazem mal para o cérebro, para o pulmão e para o coração, por isso para elas é preciso dizer NÃO!
Com o Proerd, aprendi estratégias de resistência e maneiras de evitar situações de risco, além disso, seu que devemos respeitar os outros e que não devemos praticar bullying, pois, não quero prejudicar ou isolar outra pessoa, sei também como devemos relatar o bullying de forma correta e como dizer não as drogas com segurança.
Aprendi como meu corpo reage quando estou tensa e possíveis maneiras de me aliviar desses sentimentos, dentre elas, lavar o rosto e respirar fundo e também aprendi como resistir à pressão dos colegas, comunicar de maneira eficaz para que todos entendam o que quero dizer, estilos de comunicação e a quem devo recorrer quando precisar de ajuda, entre outras informações importantes pra mim agora e no futuro.
Agora com tudo que eu aprendi, me sinto segura, pois, eu sei que com essas informações vou fazer escolhas seguras e responsáveis e sempre que estive com dúvidas sobre as drogas ou outras coisas, me lembrarei de tudo que eu aprendi no Proerd.
Enfim, por causa do Proerd tenho certeza que vou ter um futuro longe das drogas!!!
Dizia a redação da aluna Luisa Viana Lessa Natali, da EMEF Madalena de Oliveira Domingues.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573