Desde o início do mês de dezembro de 2015 foi desenvolvido o projeto “Águas Renováveis”. O plano foi criado e elaborado pela equipe da P4 da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar, por meio do 2º Sargento Nilzo Pugnal e desenvolvido na base do 2º Pelotão da Unidade, em Viana. Com o aproveitamento das águas geradas pelos condicionadores de ar, a Unidade armazena cerca de 1000 litros por semana.
A base do 2º Pelotão da 11ª Cia Independente fica localizada em uma região muito elevada e longe dos locais de armazenamento de água. Esses fatores fazem com que a escassez seja uma realidade constante. A água, em períodos normais, só chega às caixas d’água no período noturno. Esse abastecimento é utilizado apenas para consumo e higiene pessoal. Com isso a limpeza das viaturas e outras atividades atípicas ficaram comprometidas. Para aumentar ainda mais a problemática, a crise hídrica no estado também tem reflexos negativos no município de Viana.
Preocupados com essa realidade de falta d’agua e desperdício que assombra todo o Brasil e as dificuldades enfrentadas pela Unidade, surgiu a ideia de aproveitar a água dos condicionadores de ar. Antes a água caia na calçada e escorria para o ralo sem nenhum aproveitamento.
Apesar de já existir vários modos de fazer o aproveitamento dessa água, o Sargento Pugnal tinha dificuldade de colocar seu plano em ação, já que era necessária a aquisição dos materiais para captação e armazenamento. Para isso o Sargento socializou seus pensamentos para os demais militares da 11ª Cia Independente durante uma atividade física que fora desenvolvida com o Comando da Companhia. Daí surgiram alguns colaboradores, como o Sargento Daniel, o qual doou uma caixa d’água. Todos aprovaram o projeto, e assim foi colocado em prática.
Foram instalados os canos e a caixa. Assim passou a ser feita a captação da água em caixas coletoras instaladas nos condicionadores de ar e armazenada em uma caixa de 1000 litros.
A água é renovada diuturnamente, sendo utilizada para lavar as viaturas e limpeza das áreas da Unidade. A água também recebe um tratamento com cloro, sob uma medida sugerida por funcionários da CESAN, os quais foram consultados pelo Sargento Pugnal, durante o desenvolvimento e instalação do “Projeto Águas Renováveis” da 11ª Cia Independente da PMES.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573