Na última quinta-feira (09), policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheram um papagaio e uma cobra no município de Itarana.
De acordo com a equipe, o papagaio foi recolhido às margens da rodovia que liga as cidades de Itarana e Itaguaçu, logo após receberem a informação de que o animal estaria caído aparentando estar doente.
Os militares informaram que o pássaro provavelmente teria fugido de um cativeiro e estaria incapacitado de voar. Após ser alimentado, o papagaio da espécie “Chauá”, que está na lista de animais ameaçados de extinção, foi encaminhado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) com sede em Aracruz, onde receberá cuidados veterinários e posteriormente será reintroduzido na natureza.
Em atendimento a outra solicitação, a mesma equipe prosseguiu para a Unidade de Saúde de Itarana e capturou uma serpente da espécie “jararaca”, medindo aproximadamente um metro de comprimento. A cobra entrou na sala de recepção da Unidade de Saúde, causando pânico entre os pacientes.
Após a captura, feita com materiais apropriados para sua contenção, o animal foi reintroduzindo novamente em seu habitat, em um remanescente de Mata Atlântica.
O BPMA ressaltou que a cada ano aumenta o número de solicitações para o devido recolhimento de animais silvestres, ao contrário do que ocorria anteriormente, quando na maioria das vezes os animais eram mortos ou mantidos em cativeiro. A mudança de atitude da população demonstra a importância do trabalho de Educação Ambiental que tem sido desenvolvido pelo BPMA em todo o território capixaba.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573