“Oh, batalhão destemido. De honra, fibra e moral. É com denodo e galhardia. Que realiza seu ideal”. Esses são versos da canção do Batalhão de Missões Especiais (BME), a tropa de elite da Polícia Militar, que na manhã desta terça-feira (07) realizou o lançamento do livro contando a trajetória dos 28 anos da Unidade. A obra, “Uma máquina chamada Batalhão de Missões Especiais”, foi escrita pelo tenente-coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o coronel da reserva Dejanir Braz Pereira da Silva e o capitão Irio Doria Junior, ambos já pertenceram ao Batalhão.
Com 128 páginas e dividido em cinco capítulos o livro “Uma máquina chamada Batalhão de Missões Especiais” releva a evolução da história do BME, a importância da Unidade no contexto da segurança pública do Espírito Santo, além de fazer alguns apontamentos sobre as tropas de elites no mundo, no Brasil e, sobretudo no estado do Espírito Santo.
Na oportunidade do lançamento, um dos escritores, o coronel da reserva Dejanir Braz Pereira da Silva, que também já comandou a Unidade, fez a apresentação do livro, indicando o que o leitor encontrará na obra.
Durante o lançamento, o percursor e primeiro comandante da Unidade, o coronel da reserva Juarez Monteiro da Silva, contou a sua história na PMES e ainda ressaltou a importância do BME para a corporação, bem como seu preparo e treinamento para atuar em diferentes ocorrências.
O comandante geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos, também apontou a importância da atuação do BME para a sociedade capixaba. O coronel Edmilson agradeceu a cada militar que atua na Unidade pelo bom serviço prestado, destacando que seus integrantes tem conhecimento dos ideais do Batalhão, não somente pelo significado denotativo das palavras que os norteiam, mas por viver sua filosofia no dia a dia na Unidade.
Já o comandante do BME, o tenente-coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior, ressaltou que "é uma honra estar no comando dessa Unidade valorosa, exatamente no momento em que uma obra dessa magnitude é lançada. Não tenho dúvidas da riqueza do conteúdo, pois o currículo de seus autores já diz tudo. Tenho orgulho de fazer parte dessa história", concluiu o oficial.
O lançamento do livro foi prestigiado por várias autoridades civis e militares, além de integrantes e ex-integrantes do BME.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573