Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu 31 pássaros silvestres nesta quarta-feira (07). Os animais estavam em quatro residências nos bairros Nova Carapina, Planalto Serrano I e Planalto Serrano II, no município de Serra.
Após receberem denúncias anônimas, uma equipe do Destacamento de Polícia Ambiental do município de Serra, esteve nos endereços informados e constataram que os pássaros não possuíam registros junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os 16 canários-da-terra, nove coleiros, três trinca-ferros, um azulão, um melro e um sabiá, foram apreendidos e levados para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica, onde estão sendo tratados e posteriormente serão levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), sediado no município de Aracruz, onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.
Foi confeccionado um Termo Circunstanciado Ambiental em desfavor dos infratores que se comprometeram a comparecer em juízo assim que intimados mediante assinatura de termo de compromisso.
Entrega voluntária:
O BPMA recomenda aquelas pessoas que possuem animais silvestres em situação irregular, que procurem a unidade mais próxima para efetuarem o recolhimento do animal, mediante a entrega voluntária, além de jamais procederem a soltura indiscriminada de animais silvestres provenientes de cativeiro, em decorrência dos sérios riscos de danos à natureza.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573