Governo do Estado do Espírito Santo
17/02/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h50

Treinamento constante de Policiais Militares motociclistas garante eficácia e evita acidentes durante ações


A profissão de policial é desafiadora e requer, dentre muitos atributos, muito treino e preparo. É por isso que todos os policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) realizam, frequentemente, treinamentos para estarem aptos a agir em qualquer situação.

O treinamento do grupo de motopatrulhamento da ROTAM é constante e necessário devido à dinâmica da ação policial em uma motocicleta, do risco constante do trânsito urbano e da necessidade da realização de manobras arriscadas em determinadas ocorrências. Para que acidentes sejam evitados é importante antes de sair para o policiamento que o militar treine as habilidades em cima de uma motocicleta para que tenha o perfeito controle do veículo e habilidade suficiente para sair de situações de perigo.

Com o treinamento constante é possível que o policial realize uma pilotagem mais arrojada, pois tanto o corpo como a mente estão em perfeita sincronia e preparados para situações de dificuldade e não raras vezes de estresse devido a ação invariavelmente ocorrer de forma repentina.

As motocicletas e os carros possuem características diferentes, sendo que a moto necessita de muito mais controle para que o equipamento seja dominado pelo seu condutor. É também vital que sejam analisados com rapidez e inteligência as características do terreno por onde a motocicleta irá circular e as variáveis da população, pois, os bairros da Grande Vitória possuem características muito diferentes que devem ser estudadas antecipadamente ao desenvolvimento de alguma ação, evitando-se as precipitações e mantendo os cuidados necessários.

A ROTAM utiliza atualmente motos de 660 cilindradas que são pesadas e requerem muito treinamento por parte dos policiais para a realização de manobras difíceis e ações em conjunto, uma vez que, as equipes de motopatrulhamento não atuam sozinhas, mas sempre em conjunto com outras motos para que a ação seja eficiente e ao mesmo tempo garanta a segurança dos militares ocupantes desses veículos.

O Sargento Mesquita, da ROTAM, disse que “o treinamento tem que fazer parte do dia a dia do militar que trabalha em uma motocicleta, pois os riscos são muito grandes e somente com o treinamento incessante é possível minimizar as possibilidades da ocorrência de um acidente que possa vitimizar o policial e até mesmo um terceiro”. O sargento ainda frisou que “é necessário também que o próprio militar ocupante desses veículos esteja consciente da necessidade do treinamento exaustivo, pois, somente assim poderá prestar para a sociedade um serviço de qualidade e voltado para a segurança do cidadão” completou.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard