Governo do Estado do Espírito Santo
21/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h47

Sub Comandante Geral da PMES parabeniza formandos do Curso de Ações Táticas Especiais


O sub comandante geral da Polícia Militar, coronel Dejanir Braz Pereira da Silva, parabenizou os 21 militares que se formaram na tarde desta segunda-feira (22) no Curso de Ações Táticas Especiais (Cate), ministrado pelo Batalhão de Missões Especiais (BME) da PMES.

A formatura aconteceu no pátio do batalhão, em Maruípe, Vitória, e contou com a presença de comandantes de outros batalhões e unidades e de familiares dos alunos formandos.

“É um prazer estar aqui e parabenizar esses combatentes que concluíram o 5º curso do Cate. Vocês realmente são valorosos e a Polícia Militar espera que esses ensinamentos se perpetuem na carreira de cada um. Vocês são combatentes de primeira linha e fazem parte de uma história”, frisou o coronel Silva.

Durante a formatura, o comandante do BME, tenente coronel Glauco Carminat Rodrigues ressaltou que o curso é extremamente difícil e que exige muita capacidade física e mental do aluno, que muitas vezes, tem que se privar até de suas necessidades básicas. “Só com o treinamento e o aperfeiçoamento se consegue elevar a capacidade operacional”.

Dentre os formandos, 20 são policiais militares e um é bombeiro militar. Os alunos receberam o certificado de conclusão do curso. De acordo com a coordenação do Cate, o objetivo principal foi formar policiais para compor a Companhia de Operações Especiais (COE) do BME.

A 5ª edição do Cate teve duração de sete semanas, com atividades teóricas e práticas. A estrutura curricular foi de 342 horas/aula, desenvolvida no Quartel do BME, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) em Cariacica, e em outros locais.

O curso tem por objetivo proporcionar conhecimentos para o planejamento e execução de ações e operações de alta complexidade, desenvolver atividades de adentramento tático, noções de sniper, utilização de agentes não letais e gerenciamento de crises, além de ensinar técnicas aéreas, de altura e aquáticas, de sobrevivência e desenvolver habilidades para localização e manuseio de artefatos explosivos.

Para participar do curso os militares atenderam a uma série de requisitos e passaram por um processo seletivo, que contou com inspeção de saúde, teste de aptidão física, teste de habilidades específicas.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard