Na manhã desta quarta-feira (24), na sede do 6º Batalhão, em Carapina, a Polícia Militar do Espírito Santo realizou a solenidade de passagem de Comando da Unidade.
Após um ano e oito meses sob o comando do Tenente Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto, o Batalhão responsável pelo policiamento no município de Serra tem como novo comandante o Major Welinton Luiz Ribeiro.
Participaram do evento o Comandante Geral da Corporação, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, o Secretário de Segurança Pública, André Garcia, o Prefeito do Município de Serra, Audifax Barcelos, o Comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, Coronel Laércio de Oliveira, o Comandante do Policiamento Ostensivo da Região Norte, Coronel Marcos Assis Batista, o Comandante do Policiamento Ostensivo Especializado, Coronel Lamaison Luiz da Silva Silveira, o Comandante do Policiamento Ostensivo da Região Sul, Tenente Coronel Rogério Maciel Barcelos, e a chefe da Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno. Também prestigiaram a solenidade inúmeras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos comandantes substituído e substituto. O evento contou ainda com a presença da Banda da PM, que sempre abrilhanta as solenidades da Instituição.
Em seu discurso, o Tenente Coronel Barreto contou que assumiu a Unidade como um enorme desafio. “Pela complexidade e extensão da área, despertou-me a ânsia por entregar o meu melhor e com todas as minhas forças”, disse.
O oficial destacou que, pelas metas alcançadas e apesar das dificuldades inesperadas, dispunha de excelentes profissionais que se entregam para proteger e salvar vidas. Ao ressaltar o empenho dos oficiais e praças do 6º Batalhão, o Tenente Coronel Barreto elencou os inúmeros planos de ação que possibilitaram o desenvolvimento em qualidade do serviço policial, entre eles, o Plano de Operações, o de Metas Operacionais e Incentivo à Produtividade, o de Instruções Policiais, o de Melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho, o de Comunicação Social e o Plano Logístico.
Ao transmitir o comando da Unidade, o Tenente Coronel Barreto comemorou o feito de, no ano de 2015, o município de Serra ter reduzido o número de homicídios em 7%, representando a menor quantidade absoluta de homicídios nos últimos 15 anos. Para ele, a redução dessa taxa representa a participação ativa e integrada das instituições que atuam no município. O oficial elencou as diversas operações conjuntas realizadas entre o 6º Batalhão e as delegacias regionais e especializadas, com a Prefeitura de Serra, com a Polícia Federal e Rodoviária Federal, com o poder judiciário e o Ministério Público, além do apoio das Unidades Especializadas da PMES. “Sem essa força integradora pujante, estaríamos nadando contra a correnteza”, salientou.
Em seguida o Prefeito de Serra, Audifax Barcelos, destacou que o 6º Batalhão tem desenvolvido um importante trabalho no município, principalmente na redução do número de homicídios. Ao ressaltar que também compete a ele responsabilidade pelas questões da segurança pública na cidade, o prefeito destacou que haverá mais avanço se as instituições somarem esforços. “É em nome de 500 mil habitantes que agradeço o que vocês têm feito pelo município de Serra”, frisou Audifax.
O Comandante Geral expressou o orgulho em comandar a PMES, em razão do comprometimento de cada policial militar no exercício das funções. “A todos vocês, heróis, venho agradecer pelo profissionalismo, dedicação, e comprometimento no serviço desempenhado no município de Serra”, destacou.
O Coronel Marcos Antonio elogiou ainda a capacidade e competência na gestão do Tenente Coronel Barreto enquanto comandante do 6º Batalhão. O Comandante ainda depositou confiança no que será realizado pelo Major Welinton. “Tenho certeza que você vai continuar a desempenhar, junto com a tropa, o trabalho que se tornou referência de integração neste município”, finalizou o oficial.
Já o Secretário de Segurança afirmou que pouco se fala sobre a morte de policiais de serviço ou na folga, pelo simples fato de serem policiais. “Nós não vamos parar de falar dessa incompreensão e falta de reconhecimento que se tem hoje do trabalho policial. Precisamos mostrar os defeitos e as mazelas do sistema de segurança, que não está na polícia”, acentuou.
Ao final da solenidade, foi realizado na sala do Comandante da Unidade o descerramento da foto do Tenente Coronel Barreto no mural de ex-comandantes da Unidade.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573