Na próxima quinta-feira (14), a Polícia Militar do Espírito Santo assinará o Termo de Cooperação Técnica junto à Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de ampliar o atendimento do Hospital da Polícia Militar (HPM) e realizar melhorias nos serviços de proteção social e à saúde da família militar. A parceria será firmada durante uma solenidade que acontecerá no auditório do HPM, em Bento Ferreira, Vitória.
Policiais e bombeiros militares – incluindo seus dependentes – terão acesso a um serviço de saúde otimizado e amplo, no qual serão oferecidos vários novos produtos. As mudanças abarcam melhorias no sistema de marcação de consultas, aumento do número de especialidades médicas, turno de atendimento diferenciado, construção de um pronto-socorro com UTI exclusiva e um novo parque diagnóstico de imagem, onde serão oferecidos mais exames com qualidade tecnológica digital.
Outras novidades, como o novo programa de saúde mental, aliado à reestruturação do serviço de assistência social também estão incluídos no projeto. O plano também é levar todo esse atendimento aos policiais militares do interior do Estado. Já está em andamento a compra de um ônibus para levar os programas de saúde desenvolvidos no hospital para os municípios fora da Grande Vitória. Posteriormente, será estudada a instalação de ambulatórios dentro das unidades, para um atendimento ainda mais próximo da tropa.
De acordo com o diretor de saúde da PMES, coronel Márcio Eugênio Sartório, esse acordo com a Secretaria de Saúde coloca em prática os planejamentos que visam a melhora da saúde da tropa e seus familiares. “Estamos diante de um importante passo, a aplicação de medidas há tempos esperada e que inauguram um novo momento de assistência à saúde da família militar”, opinou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, a melhoria dos serviços têm como principal objetivo elevar a saúde da tropa ao topo das prioridades do comando, especialmente no que tange à qualidade e humanização do atendimento.
“Passo a passo avançamos no aperfeiçoamento dos cuidados e acolhimento dos policiais, bombeiros e suas famílias em nosso estado. Creio que 2018 será um ano diferente para a família policial militar. A expectativa é que, a cada caminho percorrido, possamos contribuir ainda mais para a elevação do padrão de atendimento ao nosso público”, frisou.
Principais mudanças
O carro chefe das novidades está na ampliação do número de consultas oferecidas e das especialidades médicas. A disponibilidade de vagas passará de 2 mil para cerca de 8 mil por mês, em mais de 25 especialidades. O horário de atendimento da policlínica será em três turnos, de 07h às 22h, de segunda a sábado. Para tanto, as marcações das consultas poderão ser agendadas on-line, via site da PM, por telefone, e-mail e também por WhatsApp.
Outro grande investimento é a construção do pronto-socorro com suporte de urgência e emergência 24 horas. A estrutura será composta por sala de estabilização, sala vermelha com três leitos de UTI de passagem, sala laranja, leitos de observação e hospital-dia. Também será construída uma nova portaria com uma rampa de acesso para a ambulância, levando o paciente direto a sala de estabilização. A previsão para entrega será no início de 2018.
A família policial militar também terá acesso a um centro de diagnósticos por imagem.Serão disponibilizados exames radiológicos digitais, que aumentam a qualidade da imagem e facilitam o diagnóstico do paciente, além de exames de tomografia computadorizada, ultrassom e ecocardiograma.
Além disso, com a instalação de pontos de cadastro e classificação de risco no sistema de regulação, tanto no pronto socorro do Hospital da Polícia Militar (HPM), quanto na policlínica, será possível o acesso facilitado dos policiais militares e seus dependentes à estrutura estadual de atenção infantil do Hospital Infantil de Vitória. Essa composição é formada por enfermarias, pronto socorro e centro cirúrgico com disponibilidade de cirurgias eletivas e de urgência e emergência.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27)99625 1106 / 98823 8857