O 2º Batalhão da Polícia Militar, com sede na cidade de Nova Venécia, comemorou seu 45º aniversário, na tarde dessa quinta-feira (17), com a participação de autoridades civis e militares, e convidados. A solenidade teve início às 17 horas e foi realizada no pátio interno da Unidade, com a tropa formada.
O evento foi prestigiado por um público de aproximadamente 300 pessoas, dentre o quais o Comandante do Polícia Ostensiva do Norte, Coronel Marcos Assis Batista; o Comandante da 24ª Companhia Independe de Nanuque/MG, Tenente Coronel PMMG Marcelo Fernandes; da Subcomandante do 2º BPM, Major Fabrizia Morais Gomes da Cunha; o Deputado Estadual Padre Honório; Delegado de Polícia Civil, oficiais e praças do 2º BPM, prefeitos; vereadores; secretários municipais, presidentes de Conselhos de Segurança; diretores e professores de escolas; entre outras autoridades civis, além de 40 alunos da CMEA de Vila Pavão e alunos do curso de psicologia da Multivix.
O primeiro ato da solenidade foi marcado com o cântico do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Banda de Música da PMES. Em seguida foi descerrada a cortina no prédio do Rancho da Unidade, onde se encontra a mensagem bíblica “Disse Jesus: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar obras” (João 4:34).
Dando continuidade as comemorações, o mestre de cerimônia Capitão Leonardo de Castro Cavatti, anunciou a presença do Grupo “Afrozumba”, que fez uma apresentação. O Grupo “Afrozumba” é um projeto social, o qual o 2º BPM acaba de fechar parceria. O projeto tem por objetivo enaltecer a autoestima de crianças e jovens de Nova Venécia, através do ritmo afro. Desta forma, consegue aglutinar crianças e jovens em torno das questões cívicas de interesse da sociedade.
Em seu discurso, o Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Sebastião Aleixo Batista, falou sobre a evolução das Polícias Militares nestes 45 anos, em especial o 2º BPM, que passou de uma Polícia de Estado altamente patrimonialista, para uma policia cidadã, onde o que está em foco, o patrocínio e a garantia dos direitos humanos.
O Comandante enalteceu ainda a fidelidade de sua tropa e, em breves palavras narrou a chegada do Batalhão ao alto da colina do Vale do Cricaré. Na sequência explanou sobre a busca da interação que fora feito nesse pouco mais de um ano a frente do comando, junto aos mais diversos seguimentos da sociedade, pontuando a redução dos índices de criminalidade neste inicio de ano, atribuindo parte do resultado à aproximação comunitária.
Em sua fala, o Comandante do Polícia Ostensiva do Norte, Coronel Marcos Assis Batista, elogiou a postura do Tenente Coronel Aleixo frente ao Comando do 2º BPM e fez questão de agradecer a todos os militares da Unidade, pelos relevantes serviços prestados a sociedade da Região Norte/Noroeste. Ao final o Coronel Marcos parabenizou ao Batalhão por mais um ano de vitória no combate a violência e a criminalidade em toda área de circunscrição da Unidade.
A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa em continência a maior autoridade presente. O grupamento de desfile foi comandado pelo Capitão Manoel Gambarti Junior.
Histórico
O Segundo Batalhão de Policia Militar, instalado em Nova Venécia/ES, foi criado a partir da Lei Orgânica da Polícia Militar nº 2579.
O ato inaugural ocorreu no dia 09 de março de 1971, tendo como primeiro comandante, o tenente coronel PM Rubens de Souza Papi, e contou com a presença do Dr. Cristiano Dias Lopes Filho, à época governador do estado.
Hoje, o Segundo Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Nova Venécia, mas também dos municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573