06/04/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h24

Solenidade marca comemoração de 176 anos da Polícia Militar

O Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória, reuniu na noite desta quarta-feira (06) militares de todos os batalhões, autoridades e convidados para comemorar o aniversário de 176 anos da Polícia Militar do Espírito Santo. O local contou com uma iluminação especial, que realçou a arquitetura do prédio do QCG. Durante esta semana, em função da data especial, a PMES manteve as bandeiras dos 27 estados da federação e do Distrito Federal hasteadas em homenagem às coirmãs.

Para celebrar a data, a Polícia Militar contou, entre seus convidados especiais, com a presença do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado de segurança pública e defesa social, Henrique Herkenhoff, do comandante geral do corpo de bombeiros, coronel Fronzio Calheira, do comandante do 38º Batalhão de Infantaria, coronel do chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio, além outras autoridades, que foram recebidas pelo comandante geral da PM, coronel Anselmo Lima.

A solenidade contou com honras militares, como a revista à tropa, que recepcionou o vice-governador, Givaldo Vieira. “ Em seus quase 200 anos de história a Polícia Militar salvou milhares de vida, colaborou com a sociedade capixaba em inúmeras situações e com isso temos muito a comemorar.”

O comandante geral falou da participação da PM em diversas épocas e da missão do policial militar em garantir a construção de uma sociedade mais tranquila. “Somos hoje uma Corporação multifuncional, apesar de nossa missão encontrar-se muito bem definida na Constituição Federal. Cada membro se dedica às necessidades dos cidadãos e do Estado. Seja para socorrê-los, para orientá-los ou para agir profissionalmente, cada homem e cada mulher que ostenta a farda da Polícia Militar atua nas comunidades, cumprindo o seu dever e agindo de forma a garantir a paz e a tranquilidade social”, disse.

“Sabemos que muito ainda há por fazer. Sabemos dos anseios da tropa e da sociedade, bem como estamos conscientes de que nenhuma grande obra se inicia pela cobertura. É preciso uma base sólida para sua perpetuação e sua segurança. Toda caminhada se inicia com o primeiro passo. E esse passo estamos dando”, concluiu.

Na ocasião, houve também a entrega de 24 placas de “Amigos da PM”. Esta condecoração foi instituída em 28 de maio de 1981 com o objetivo de agraciar personalidades e instituições que, de alguma forma, tenham se distinguido no relacionamento com a instituição. O chefe de Polícia Civil, Joel Lyrio foi um dos agraciados.

“Este é um evento de grande relevância não só para a PM, mas para o Estado. São 176 anos que a PM atua intensamente para promover a paz social e a segurança. E nós nos sentimos muito honrados porque o trabalho desenvolvido pela Corporação passa pelo processo de integração das agências policiais. Esta homenagem representa a parceria entre a PM e Polícia Civil, que cada vez mais pode produzir resultados positivos para a sociedade capixaba”, disse Joel Lyrio.

Militares de diversos batalhões e companhias prestigiaram o evento, que contou com homenagem ao soldado Nilson Griggio Pereira, do 1º Batalhão, que se destacou por suas atividades no segundo semestre de 2010 e recebeu a premiação “Destaque Operacional da Polícia Militar”. O policial tem 16 anos de serviço e atua no patrulhamento de locais de alto risco na região da 1ª Companhia do 1º Batalhão, em Vitória. O militar se destacou pela apreensão de armas de diversos calibres, grande quantidade de drogas, além da prisão de inúmeros infratores.

“Receber este prêmio é uma honra e reflete o reconhecimento que a Corporação tem pelo nosso trabalho. Diariamente realizamos patrulhamento em diversos bairros e sabemos do dever que temos de cumprir, sempre primando pelo respeito às pessoas de bem”, disse o soldado.

Os destaques operacionais são eleitos a cada semestre como forma de valorizar os policiais que atuam diretamente no policiamento ostensivo e repressivo da Corporação.

Na ocasião, também foram entregues 30 medalhas “Valor Policial Militar”. A condecoração, criada em 1977, é conferida aos policiais militares capixabas, como reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados, com fé, lealdade, constância e valor. Os policiais militares foram agraciados com medalhas correspondentes a 10, 20 e 28 anos de serviço, nas cores bronze, prata e ouro, respectivamente.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva