Foi realizada na tarde desta terça-feira (11), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), a solenidade de Passagem de Comando do 1º Batalhão, que engloba a parte insular do município de Vitória. A Unidade, que foi comandada pelo coronel Márcio Eugênio Sartório durante quase dois anos, será agora comandada pelo tenente-coronel José Augusto Píccoli de Almeida.
O evento contou com a presença do subcomandante-geral, coronel Rogério Maciel Barcellos, o comandante do CPO-Metropolitano, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o secretário de Segurança Urbana, coronel Fronzio Calheira Mota, entre várias autoridades civis e militares, além de amigos e familiares dos comandantes substituído e substituto.
O coronel Márcio Eugênio Sartório deixou o cargo que assumiu no dia 23 de julho de 2015 e agora, após ter sido promovido, assume a Diretoria de Saúde (DS).
Ao deixar o cargo, o ex-comandante destacou o início de sua missão frente ao comando da 1º BPM. “No momento em que fui designado para assumir o comando do 1º Batalhão, recebi a proposta com orgulho já imaginando os desafios, visto que além de ter sido minha primeira oportunidade num batalhão de área, assumi logo o mais importante do Estado. Realizamos um trabalho árduo e comprometido com o cidadão capixaba, que trouxe bons e inéditos resultados, elevando Vitória a um patamar nacional jamais antes visto, como a terceira capital menos violenta do país em redução de homicídios”, frisou o coronel.
Em seu discurso, coronel Sartório elencou também os protagonistas que caminharam lado a lado durante o seu comando, agradecendo a todos pelo trabalho realizado. “Trabalhei com uma equipe de oficiais extremamente competente e leal, uma tropa insuperável e comprometida de 735 homens e mulheres altamente técnicos, treinados e capazes; tive também os melhores parceiros, que com um bom trabalho de integração nos ajudaram a despencar os índices de homicídios na cidade. Não posso deixar de citar os projetos sociais do 1º Batalhão, o ‘Patrulha da Alegria’ e ‘Lutando pela Vida’ que faziam parte da nossa filosofia de pacificação, levando outra imagem da polícia militar até as famílias, mostrando às crianças e jovens em riscos sociais um outro caminho a se percorrer”, ressaltou o coronel.
Ao final, o coronel Sartório disse estar com o sentimento de dever cumprido ao encerrar mais um ciclo de sua carreira e deu as boas-vindas ao seu sucessor. “Resta-me desejar muito sucesso ao Tenente-coronel Augusto, oficial inteligente e possuidor de todos os atributos que a função exige, que certamente conduzirá esta Unidade a resultados ainda mais expressivos, me deixando confortável para seguir meu caminho”, finalizou.
O subcomandante-geral, coronel Rogério Maciel Barcellos desejou sucesso aos comandantes em suas novas missões, reconhecendo o trabalho realizado até o momento pelo antigo comando e depositando confiança em seu sucessor.
“O nosso desejo para o seu comando, tenente-coronel Augusto, resume-se em uma palavra: ‘vitória’! Já que estamos na capital que leva esse nome tão significativo e que traduz o compromisso que a instituição possui no Estado, depositamos a mais sólida confiança frente a essa mais nova missão que lhe é confiada”, finalizou o subcomandante geral.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573