Nessa segunda-feira (13), policiais militares que atuam no Sistema de Inteligência da Polícia Militar (SIPOM) detiveram Y.S., de 23 anos e C.H., de 19 anos, no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra. Eles são suspeitos de uma tentativa de homicídio praticada contra um cabo da Polícia Militar, no município de Colatina, no dia 08 de dezembro de 2013. Ambos possuíam mandados de prisão em aberto pelo fato. Com eles foram encontradas duas pistolas calibre 380, duas balanças de precisão e R$ 3.510,00 em espécie.
O SIPOM, que tem a Diretoria de Inteligência (DINT) como agência central, é responsável pelo o planejamento, execução, controle e fiscalização das atividades de inteligência de interesse da Corporação, dentre outras funções. O SIPOM possui 25 Agências de Inteligência, que se dividem em 19 Agências de Área, quatro Agências Especiais e duas Agências de Apoio, espalhadas em todo o território capixaba.
A proteção do público interno tornou-se uma das preocupações das últimas gestões da DINT, tendo sido normatizado em portaria própria as ações que devem ser adotadas pelas agências de inteligência ao se depararem com o relato de policiais vítimas de ameaças. Outra missão do SIPOM tem sido a pronta e rigorosa resposta, com a prisão de criminosos que praticam homicídios e tentativas de homicídio contra membros da PMES.
“Prender esses criminosos é um desafio que desgasta física e emocionalmente os agentes empenhados na missão, visto que capturá-los e apresentá-los à Justiça, nos limites da lei e sem qualquer tipo de excesso requer um alto grau de profissionalismo. Trabalhar as várias informações, que nos chegam de diversas fontes, avaliando sua credibilidade, confiança e conteúdo para ao fim entregar às equipes operacionais um conhecimento útil e oportuno também requerem muito trabalho. A missão é acima de tudo penosa, pois os alvos não possuem horários nem data para agir, o que altera a rotina das equipes envolvidas, tornando as diligências delicadas e sensíveis ao demandar semanas e até meses de trabalho”, conforme comentou o Diretor de Inteligência, coronel Marcos Antônio.
“Nos últimos anos, praticamente todos os casos de policiais vítimas de homicídios foram solucionados pelo SIPOM, e, apesar de desgastante, o serviço de inteligência da PMES não medirá esforços para proteger, em todo o Estado do Espírito Santo aqueles que doam suas vidas para proteger a vida dos outros e esperamos que os casos solucionados confortem as famílias das vítimas, penalizem duramente aqueles que os praticaram e, acima de tudo, desmotive a intenção de outros meliantes de atentar contra a vida de qualquer policial”, acrescentou o Diretor Adjunto de Inteligência, tenente-coronel Bassetti.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573