Governo do Estado do Espírito Santo
21/11/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h54

Senasp e Polícia Militar realizam 16º curso de Instrutores do Proerd


O 16º Curso de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa (DDHPI) da Polícia Militar do Espírito Santo, teve início na última segunda-feira (19), com duração de 15 dias. A capacitação tem sido marcada pela preocupação com a qualidade e excelência nas informações repassadas para a formação dos alunos.

Participam do curso 36 policiais militares, sendo três do Distrito Federal e os demais do Espírito Santo. Além das atividades específicas sobre o conteúdo da educação infantil, para o 5º e 7º ano, estão sendo ministradas também palestras para a compreensão do tema prevenção primária, necessária para que os futuros instrutores saibam desenvolver suas atividades nas diversas escolas da rede pública e particular onde atuarão depois de formados.

Durante o treinamento, os participantes poderão conhecer diversos temas, entre os quais “Drogas”, ministrado pelo capitão Djalma de Moraes Bermond, da Diretoria de Saúde da PMES. “Cultura Jovem Atual e Tendências” e “Proerd como ferramenta de Polícia de proximidade” serão abordados durante o treinamento pela psicóloga Luciana Britto e o tenente-coronel Jaílson Miranda da PMES, respectivamente.

“Questões Legais Sobre as Drogas” e “Tendências Atuais da Violência Escolar” também fazem parte do conteúdo do curso que terá como instrutor o subtenente Leal, da PMES. O tema "Dependência Química na Adolescência" será tratado por Jorge Luiz de Miranda, palestrante convidado, especialista em medicina preventiva e urgência.

O curso para os novos instrutores do programa irá habilitar os militares a aplicarem a cartilha do Proerd para quatro currículos: maternal, 5º e 7º ano do ensino fundamental e o conteúdo desenvolvido especialmente para os pais.

O capitão Marcus Fábian de Figueiredo Dias, da Polícia Militar de Minas Gerais, faz parte da equipe pedagógica do curso desde 2008, tendo formado turmas no Estado mineiro e agora no Espírito Santo. Ele atua juntamente com policiais capixabas na formação dos novos instrutores do Proerd. "Encontrei no Estado capixaba uma equipe pedagógica motivada e preparada para que o aprendizado dos alunos seja o melhor possível", afirmou o Capitão.

Sobre o Proerd

O Proerd é desenvolvido em sala de aula com 10 lições, uma por semana, para os alunos. Na ocasião, eles aprendem a tomar decisões e conhecem um pouco mais sobre os malefícios do álcool, do cigarro e demais drogas. Também ensina aos alunos a controlar a pressão dos grupos para aprenderem a dizer "não" às drogas.



Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard