A Polícia Militar do Espírito Santo está realizando o V Seminário Internacional de Polícia Comunitária. O evento, que começou nesta segunda (27) e termina hoje (28), reúne cerca de 200 policiais militares e guardas municipais no auditório da Faculdade do Centro Leste (UCL), no município da Serra, com o objetivo de aperfeiçoar o intercâmbio entre as forças de segurança e a Polícia Nacional do Japão.
O encontro visa à capacitação de agentes de Segurança Pública para gerenciar e operar o atendimento à comunidade dentro da filosofia do sistema Koban, reforçando conceitos de Polícia Comunitária. Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de conhecer experiências de comunitarização da Polícia Nacional Japonesa, pautada na promoção dos Direitos Humanos.
Participaram da solenidade de abertura do seminário o subcomandante-geral da PMES, coronel Rogério Maciel Barcellos, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcio Celante Weolffel, o diretor de Apoio Logístico, coronel Alessandro Oliveira Lube, o corregedor, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, o diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Milton Cesar Cardoso, respondendo pelo comando da Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Comunitária, tenente-coronel Alex Volney de Almeida, o secretário municipal de Defesa Social da Serra, coronel da reserva Jailson Miranda, além de outras autoridades civis e militares.
O coronel Rogério, que representava o comandante-geral da Instituição, destacou que o emprego da filosofia de Polícia Comunitária tem permitido a Polícia Militar o planejamento de ações pontuais e eficientes. “O conhecimento vem sendo formado e robustecido ao longo dos anos, em virtude do acúmulo de informações produzidas pelo emprego constante da filosofia de Polícia Comunitária, que colabora e muito para o planejamento das ações da Polícia Militar. Podemos citar como exemplo a Patrulha da Comunidade, a Patrulha Maria da Penha e o Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), além de outros projetos locais de melhoria da Segurança Pública pautados na redução da criminalidade”, afirmou o subcomandante-geral.
Durante o primeiro dia do seminário, a especialista de longo prazo da Polícia Nacional do Japão, Hisami Ohashi, abordou a atuação dos japoneses no Projeto de Multiplicação de Polícia Comunitária da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Na palestra, a policial japonesa destacou que o conceito de Polícia Comunitária é aplicado há 140 anos no seu país. “O sucesso do modelo é creditado às ações de segurança pública para redução do número de ocorrências, visando fomentar e incrementar a participação do cidadão no enfrentamento à violência”, pontuou Hisann.
No Japão, o método Koban de policiamento comunitário leva os policiais a ouvirem opiniões dos moradores a respeito da segurança, participarem das atividades da população local e garantirem a segurança geral. O grande diferencial do sistema é a ação mais eficaz na orientação e prevenção ao crime.
Em seu discurso, o secretário municipal de Defesa Social da Serra, coronel Jailson Miranda, mostrou-se interessado no conhecimento promovido pelo acordo entre as Polícias dos dois países: “Este seminário vai colaborar com nossas ações, pois a filosofia de Polícia Comunitária sempre foi muito bem-vinda para nós como ensinamento”, afirmou.
Os participantes do seminário também conheceram a experiência prática de quatro oficiais da PMES que expuseram suas percepções sobre visitas técnicas realizadas no Japão entre os anos de 2015 e 2017.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857